domingo, 23 de outubro de 2011

A MORTE DE DR. LUIZ ANTONIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

O MAIOR CLÍNICO QUE O ESTADO JÁ DEU FOI O DR.LUIZ ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS LIMA...escutei esta afirmação do DR. JOSÉ TAVARES, na sua residência na rua açu, em 1979...O velho cirurgião falou dos diagnósticos fantásticos, dado por aquele clínico...sem Raios X, sem Ultrasson, sem Tomografias, sem Ressonância magnética...Dr. Luiz António primava pela história clínica e exame físico, do doente:auscultava, percutia e palpava...e dizia; zé Tavares pode abrir que é uma colecistite, é uma diverticulite,etc...era um médico querido...muitos dos seus pacientes , os fazendeiros,lhe davam de presente uma bezerra, uma vaca,que ele mandava deixar em Goianinha,numa fazenda dos Barbalhos...no fim do ano, um vaqueiro tangia uma boiada, para a fazenda do médico, em Cana Brava... fazenda que ele adorava, onde existia um alpendre e a sua rede armada...Eu fui o último paciente a ser examinado por Dr Luiz António...HAVIA CHEGADO EM NATAL, com febre e a garganta doendo...mamãe,ligou para o médico e pediu:TIO LUIZ ANTÓNIO, CHEGUEI DE NOVA CRUZ e Bernardo está doente...queria que o Sr viesse consulta-lo...ele respondeu: ANTES DE IR PARA O HOSPITAL MIGUEL COUTO EU PASSO AÍ...e passou, as 6.30 da manhã, na casa de Celestino Pimentel, meu avô, onde nos hospedávamos, na Praça Pe. João Maria....o médico me examinou, abaixou a minha língua com uma colher de sopa, me medicou, e foi dar aula de semiologia, ao curso de medicina...
Duas horas depois chega a notícia:DR LUIZ ANTONIO ESTAVA DANDO AULA, SENTIU-SE MAL E CAIU...olhou para os estudantes, e caído, disse:ESTOU TENDO UM DERRAME CEREBRAL, ENTROU EM COMA E COM POUCAS HORAS FALECEU....

OBS:DR LUIZ ANTONIO FOI UM DOS FUNDADORES DA LIGA NORTERIOGRANDENSE CONTRA O CANCER...

Um comentário:

  1. "ROBERTO DO ACORDEON",o mais novo artista contratado pela Fundação José Augusto para fazer mais de 30 shows em todas as casas de cultura do nosso Estado do RN. Parabéns ao Estado por esta iniciativa, de nos proporcionar esse grande show cultural este artista tão querido por todos. Parabéns a administração pública...

    ResponderExcluir