domingo, 9 de outubro de 2011

ARTE...

ARTE...

Retrato de Edouard Manet (1866/68)

Hilaire-Germain Edgar Degas, nasceu em Paris no dia 19 de julho de 1834 e faleceu também em Paris no dia 27 de setembro de 1917. Reconhecido como um mestre na arte de desenhar figuras em movimento, Degas trabalhou com muitos materiais, mas entre todos, preferia o desenho a pastel. Fez muitos retratos, mas ficou célebre por seus desenhos, quadros e esculturas de bailarinas e cavalos puro sangue.

Sua arte reflete a preocupação com a delicadeza das linhas e dos contornos e a atenção para com a harmonia entre o movimento dos corpos e a expressão dos rostos. São essas características que o situam em patamar destacado dos demais impressionistas.

Degas era filho de um rico banqueiro e sua formação aristocrática deu a suas obras, desde muito jovem, uma qualidade arrogante mas ao mesmo tempo extremamente sensível.

Seu ídolo era o pintor Jean Auguste Ingres, cujo exemplo determinou que ele se dedicasse ao estudo e ao aperfeiçoamento do desenho, enfatizando o equilíbrio e a clareza de suas linhas.

Iniciou seus estudos com Louis Lamothe, que fora aluno de Ingres, depois se matriculou na Escola de Belas Artes e ainda passou cinco anos na Itália estudando os grandes mestres da Renascença.

Foi quando regressou a Paris que começou a se interessar em desenhar bailarinas e cavalos de corrida em pleno movimento. Do desenho a pequenas esculturas, foi um passo natural.

Acompanhar a evolução da obra de Degas, bela e inacreditavelmente perfeita, é prova viva do quanto é imprescindível, por maior que seja o talento do artista, que ele estude desenho a fundo.

Foi grande amigo do pintor Edouard Manet, cujo esboço de um retrato mostramos hoje. É desenho feito com giz preto sobre papel velino, quase branco. 33.1cm x 23 cm.

Acervo Metropolitan Museum of Art, New York

Nenhum comentário:

Postar um comentário