quarta-feira, 15 de junho de 2011

MACHADO DE ASSIS...


A CASA DE MATACAVALOS... MACHADO DE ASSIS.


Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Construtor e pintor entenderam bem as indicações que lhes fiz: é o mesmo prédio assobradado, três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas. Na principal destas, a pintura do tecto e das paredes é mais ou menos igual, umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos blocos, de espaço a espaço. Nos quatro cantos do tecto as figuras das estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo… Não alcanço a razão de tais personagens. Quando fomos para a casa de Mata-cavalos, já ela estava assim decorada; vinha do decênio anterior. Naturalmente era gosto do tempo meter sabor clássico e figuras antigas em pinturas americanas. O mais é também análogo e parecido. Tenho chacarinha, flores, legume, uma casuarina, um poço e lavadouro. Uso louça velha e mobília velha. Enfim, agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é pacata, com a exterior, que é ruidosa.
O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.

OBS. DESDE O CURSO GINASIAL QUE ADMIRO ESTE TEXTO... É A CONSTATAÇÃO DE QUE NINGÚEM VOLTA AO QUE ACABOU...
AS VEZES, TEMOS SAUDADES DEMAIS DE OUTRO TEMPO, OUTRA VIDA, OUTRAS CIRCUNSTANCIAS... SE PUDÉSSEMOS RETORNARÍAMOS AO QUE ACABOU, E COM CERTEZA CHEGARÍAMOS ÁS CONCLUSÕES DO NOSSO ESCRITOR... FALTARIA A GENTE MESMO, E ESTA LACUNA SERIA TUDO. SE NA INFANCIA EU TINHAS LADEIRAS PARA CORRER, MAS TINHA TAMBÉM OUTRAS PERNAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário