sábado, 25 de junho de 2011

FERAS DO CORDEL...



Dedé Monteiro
No dia de abandonar
O meu torrão querido,
Ouvi meu próprio gemido
A me pedir pra ficar…
Mas, vendo que de voltar
Havia pouca esperança,
Triste como uma criança
Que está com fome ou com sede
No punho da minha rede
Deixei um nó por lembrança
* * *
José Saturnino dos Santos

Do cordel para o repente
É diferente o traçado
Porque o cordel é escrito
E o repente é improvisado
O cordel tem que ser lido
E o repente cantado.
* * *
Geraldo Amâncio

A rede que hoje eu durmo
tem um cheiro diferente
da que eu tinha em minha infância
com meu irmão inocente
que tinha o cheiro das mãos
de mãe balançando a gente.
* * *
João Paraibano
Faço da minha esperança
Arma pra sobreviver
Até desengano eu planto
Pensando que vai nascer
E rego com as próprias lágrimas
Pra ilusão não morrer.
Me lembro da minha mãe
Dentro do quarto inquieta
Passando o dedo com papa
Nessa boca analfabeta
Sem saber que um dedo rude
Tava criando um poeta.
* * *
Braulio Tavares

Superei com o valor da minha prosa
o meu mestre imortal Graciliano,
os romances de Hermilo e de Ariano
e as novelas de João Guimarães Rosa;
sou maior que Camões em verso e glosa,
com Pessoa também fui comparado,
tenho a verve do estilo de Machado
e a melódica lira de Bandeira:
sou o Gênio da Raça Brasileira
quando canto martelo agalopado!
* * *
Beija-Flor

O homem fez um motor
um rádio e televisão
fabricou um avião
obra de tanto valor
o homem fez um motor
prá correr nas profundezas
fez uma cama e um mesa
um revolver e um faca
morre e não faz uma jaca
que é fruto da natureza.
* * *
Sebastião Marinho

Repentista respeitado
Narra, canta e profetiza
Gera mito, cria lei
Forma lenda e faz pesquisa
Cantador faz tudo isso,
Inda canta e improvisa

Repentista em Beira-Mar
Canta oceanos e ilhas
Cordelista narra em versos
O Tratado de Tordesilhas
Em décimas e decassílabos
Sete linhas e sextilhas
* * *
Ascendino Alves dos Santos

O poeta e a cigarra
Não nasceram pra chorar
Cantam , cantam a vida inteira
Até a morte os levar
Ele canta pra viver
Ela vive pra cantar.

* * *
Vitorino Bezerra
Ensinei Patativa a fazer glosa
Inspirei Casemiro de Abreu
Castro Alves foi grande aluno meu
Passei muitas lições pra Rui Barbosa
Ensinei a Dercy ser vaidosa
Com as suas piadas imorais
Gravei disco com os filhos de Goiás
Expulsei Wanderley botei Leão
Pra ser técnico da nossa seleção
E o que é que me falta fazer mais…
* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário