sexta-feira, 17 de junho de 2011

O PASTOR SUIÇO...


Pastor Branco que, com isso, passa a ser reconhecido pela FCI como uma raça independente do Pastor Alemão (como era desejado por uma vertente da raça em nome do reconhecimento pela FCI). Para chegar a esta condição, que envolve muito mais do que um novo nome, muitos anos se passaram e muitos debates foram travados, especialmente devido ao padrão que seria adotado e, claro, quanto ao nome da raça. Os alemães jamais concordaram com a denominação de Pastor Alemão Branco, uma vez que, com isso, ficaria clara a relação das duas raças e, durante anos, os criadores do, agora, Pastor Suiço, também não aceitavam a desvinculação com o padrão do pastor alemão tradicional.

É inegável, no entanto, que o Pastor Suiço foi obtido graças ao acasalamento de cães pastores alemães e que, durante os primeiros anos da raça participou de seu desenvolvimento. Graças às inúmeras pesquisas realizadas pelos criadores, sabe-se hoje que nos 15 primeiros anos da raça pastor alemão, 30 cães consolidaram-se como pilares da raça e que 18 destes produziram descendentes brancos e os 12 restantes foram descendentes de cães que transmitem geneticamente a cor branca a seus descentes.

Na época do pós-guerra, no entanto, teve início uma forte campanha entre os criadores alemães com o objetivo de erradicar a variedade branca da raça pastor alemão. Na época a alegação era de que os pastores brancos eram albinos. Hoje sabe-se que os pastores brancos não são albinos, uma vez que possuem forte pigmentação nas mucosas e nos olhos estando totalmente adaptados ao trabalho ao sol, o que não aconteceria se o caso realmente fosse de albinismo, uma vez que o albinismo é uma doença que se evidencia pela intolerância ao sol, olhos cor de sangue, focinhos e lábios despigmentados, cor de carne, pele translúcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário