sábado, 23 de agosto de 2014

VIAGEM A EUROPA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.



          o melro...
          recebendo o diploma do preliminar das mãos de minha mãe, a professora Lia Pimentel, que foi a paraninfa da turma
          Fiquei em cima do muro até esta idade...depois desci...tenho voz, cheiro, gosto e idéias...


                  contemplando o piano de Dona Maria Primeira




               nos jardins do Palácio de QUELUZ...ÁREA DE LAZER DAS PRINCESAS




                      EM LOURDES, NO HOTEL  IBIS, LOUVANDO NOSSA SENHORA




                   EM TOLEDO, NA ESPANHA...MUITOS ANOS A CAPITAL DA ESPANHA...
                   NOS JARDINS DO PALÁCIO DE CHAMBOARD...FRANÇA...NO INÍCIO DA PRIMAVERA...COM A MINHA CURTIÇÃO:FLORES
                    NA AVENIDA CHANTE ELISEÉ...O LUXO CONCENTRADO DO MUNDO
                    0 DESLUMBRAMENTO COM AS LUZES DA NOITE DE PARIS...
                            NO PALÁCIO DA PENA...PORTUGAL...LISBOA...CASA DE VERANEIO REAL...
                               A BORDO DO BATEOU MOUCHE...NAVEGANDO NO RIO SENA

            Ví a Europa com 59 anos,
o menino de Nova Cruz atravessou o oceano Atlântico...
              Fiquei de costas para lisboa, cheguei no Cabo das Rocas e avistei a América...
              Me encontrei com Camões, e gritei para o mundo:aqui termina a terra e começa o mar...
              Parei num castelo e ví o túmulo de Inês...realmente Inês está morta,
rebobinei o sonho dos grandes navegadores, quando navegar era preciso,
procurei por mim e só encontrei um menino,da rua do grupo, de Nova Cruz...
            No reflexo das águas ví que existia um menino por trás dos óculos...
            Parei no piano de Maria Primeira, a louca,meu sonho passeou no Palácio de Queluz,que eu só conhecia nas gravuras dos cadernos...de repente o piano era o de Irmã Luiza, que me  apresentou a Deus...no Colégio das freiras em Nova Cruz...
          Olhando o mar, ainda deu tempo de chorar pelo Brasil...minha Pátria amada, tão assaltada, berço da incessável corrupção...
          Depois Madrid, revivi os castelos dos meus sonhos, o menino caminhou todos os corredores, todos os vãos,tinha pernas bambas, e ria de tudo...o menino era eu, que nunca morri...que não apodreci,corri atrás do Melro que minha mãe recitava na Poesia de Guerra Junqueiro: O MELRO eu conheci...era negro...voei com ele até a minha rede, onde minha mãe me acalentava , declamando poesias,fiquei mais criança ainda, constatei que a alma não morre, ela existe e é eterna...
          DEPOIS, Paris...os meus olhos se perderam na luz da sua noite...eu cheguei a dilatar as pupilas...meus sentimentos eclodiram como um parto normal, bebi no vinho a angústia que suja os homens,e no arco do triunfo fiz minha jura de ser sempre feliz...
          AS MAGNÓLIAS da CHANTE ELISEÈ me aplaudiram, eu ví que tenho o sentimento do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário