domingo, 29 de julho de 2012

SOBRE A MARAVILHOSA E PROGRESSISTA CUBA...


POR LUIZ BERTO
JORNALISTA
HAY QUE ENDURECERSE PERO SIN PERDER LA CARA-DE-PAU JAMÁS

Recebi há algum tempo a visita de um amigo querido, um ZBT que mora em Brasília e veio passear aqui no Recife. Ele é nordestino da Paraíba e periodicamente vem matar as saudades do torrão de nascença.
ZBT, pra quem ainda não sabe, é a sigla que denomina um Zisquerdista Brasileiro Típico. E, dito isto, automaticamente a gente já intui os gostos, palavras, preferências e atitudes do infeliz padecedor desta anomalia. É um padrão que não varia de modo algum e vale pra todas as assembléias da esquerda festiva  destepaiz em botecos de todos os quadrantes.
Meu amigo ZBT tem duas paixões na vida: fumar e louvar Ernesto Che Guevara, dois vícios destrutivos que fazem mal à saude física, no primeiro caso, e mal à saúde mental, no segundo.
Guevara é uma figura que meu amigo ZBT canonizou no altar da sua paixão ideológica e a quem ele chama de “humanista” e “democrata“. E sobre a qual ela não desperdiça qualquer oportunidade que tenha pra exaltar a santidade do seu canonizado. Na sua biblioteca, os volumes que falam da breve vida do argentino inxirido, que foi fazer revolução em terra alheia, ocupam lugar de destaque.
Pois na última visita que meu amigo ZBT me fez, ele tentou levar, como de rotina, a conversa pro lado do barbudo conterrâneo de Maradona e eu, de imediato, pedi que ele mudasse de assunto pois iria perder seu tempo tentando jogar inseto numa cabeça dedetizada feito a minha.
Ele se arretou, ficou amuado e pronunciou uma frase antológica, uma sentença que ficou gravada indelevelmente na minha lembrança e que serviu pra explicar algumas coisas que eu considerava, até então, sem explicação. Ele disse exatamente o seguinte:
- Também, morando num apartamento grande e bonito feito este teu, tu não podia mesmo ser esquerdista, comunista, revolucionário.
Pronto. E aí fez-se a luz na minha cabeça. Pra ser revolucionário, esquerdista e cumunista o cabra tem que morar mal. Tem que ser fudido e viver na miséria. A penúria é condiação sine qua non pro sujeito ser considerado progressista e avançado. Se o cabra morar num barraco de tábuas, está apto a se tornar um comuno-marxista de primeira grandeza.
Além disso, a frase do meu amigo ZBT também me resolveu um mistério que eu considerava insolúvel até então. É que eu vivia me perguntando a razão pela qual Guevara e Fidel Castro haviam feito uma revolução prometendo fartura, pão e vida feliz e, meio século depois, Cuba tem uma população tão fudida e faminta quanto a de qualquer periferia miserável do Brasil, morando mal, se deslocando em carros pré históricos, entrando em filas pra conseguir pão racionado e tendo que se submeter à humilhação de receber “ajuda humanitária” dos imperialistas ianques. E, por conta da falta de papel higiênico, limpando a bunda com a versão impressa do diário oficial gunvernamental, o jornal Granma.
Taí a explicação: pela teoria de ZBT, pro cubano ser “revolucionário e comunista” tem que morar em tapera, viver abaixo da linha da miséria e retemperando sua disposição guerrilheira no fato de levar uma vida em penúria.
Seguindo o pensamento do meu amigo ZBT, o brasileiro que quiser ser revolucionário e cumunista tem que morar em apartamentos e casas em estado lastimável, como as que a gente vê em Havana. Como nesta rua da foto abaixo, onde a bandeira cubana tremula orgulhosamente, colorindo a miséria ao seu redor.
 
Além de morar mal, o bom revolucionário tem que se deslocar em carros semelhantes aos que rodam na Ilha da Felicidade, todos modelo D-60 (de sessenta anos atrás…), como estes:
Na foto abaixo, os bravos libertadores aparecem desfilando em Havana, logo após o triunfo da revolução que tirou Cuba da mão dos imperialistas americanos. Aqueles ianques que faziam da ilha um prostíbulo e mantinham o seu povo na miséria. Estes bravos combatentes aí da foto, foram os que levaram Cuba a ser a potência da porra que é nos dias de hoje, com muita fartura, educação, saúde e ampla liberdade de manifestação, de reunião e de opinião, a ponto de ter um jornal independente em cada bairro. Independente assim feito o Granma
Já o item “segurança” é manifestado na segurança das balsas que os nativos usam pra fugir da ilha…
Na esquerda está o ídolo canonizado pelo meu amigo ZBT. O que está no meio da foto é o doador de furico Raul, herdeiro da capitania hereditária, cujo comando ele recebeu das mãos do querido irmão, o barbudo à direita. Campanha pra realização de eleições diretas pra presidente, do tipo “Diretas Já”, é coisa pra militância esquerdista, comunista e revolucionária do Brasil. E não de Cuba.
O lema do ídolo do meu querido amigo ZBT, a frase “Hasta la victoria siempre não resistiu à gorilada da então grande potência sulamericana que era a Bolívia. Um país que provou sua superioridade militar sobre a guerrilha zisquerdo-revolucionária de Ernesto, ao qual impôs uma derrota e uma morte humilhantes no interior daquele país.
Pelo menos morreu do jeito que meu amigo ZBT acha que deve ser todo militante zisquerdo-comuno-revolucionário: com fome, fudido, na miséria e mais pobre do que um penitente
Compartilhe Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário