sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESQUENTANDO OS TAMBORINS...SPOK








MAESTRO SPOK: O EMBAIXADOR DO FREVO


Com sua versatilidade e inquestionável talento, o maestro Spok despontou no cenário musical brasileiro e mundial. Com a uma magistral orquestra tem destaque especial pelo repertório e aprimorada afinação, oferecendo ao público de todo o mundo seu exemplo de excelente instrumentista, ao lado dos demais componentes da Spokfrevo Orquestra.

Aliás, o frevo precisa mesmo de um estimulo desse tipo, já que em seu nascedouro não desfruta de um espaço condizente com sua grandeza como ritmo representativo do Recife – Capital do Frevo.!

Se por um lado uns poucos abnegados dão o melhor de si, a exemplo do Maestro Nenéu Liberalquino, que se dedica de corpo e alma nos trabalhos do concurso de frevo promovido pela Prefeitura do Recife por outro, há quem se acomode e deixe o tempo passar. De fato, ele é um abnegado pela causa que abraça e trabalha com esmero e competência orgulhando a todos nós.

O mastro Spok com a sua atuação no exterior deu “asas ao frevo” que já foi muito longe brilhar e encantar as mais variadas platéias do mundo e seguirá muito além, atuando como um verdadeiro embaixador do frevo, cuja batuta é o seu saxofone...

Comprovadamente o frevo tem merecido os maiores aplausos nos países por onde passou a Spokfrevo Orquestra. Há outros que merecem destaque, mas são muito poucos, o que deixa nosso frevo mesmo como patrimônio imaterial, de certa forma órfão, na terra onde nasceu, o que é lamentável.

Entre altos e baixos ele sobreviveu e completou o seu primeiro centenário numa trajetória de êxitos e frustrações. Mesmo assim, superou tudo isso e galgou degraus que jamais pensou alcançar.

Dessa forma, tem seu valor reconhecido o que lhe dá sempre um novo fôlego para atingir muitos outros centenários, assim espero.

Pelo visto, jamais sucumbirá, por conta da sua garra e altivez que não permitirão que isso aconteça. Tem personalidade forte e qualidade inconteste no seu perfil audacioso, nostálgico e poético com o denodo que todos conhecem.

Nessa luta em alguns momentos inglória, não se curvou a nada. Nenhum obstáculo deteve seu ímpeto comparável a um guerreiro incontrolável, que sabe o que quer e para onde vai, ou seja, vai muito longe e sem destino certo dar o seu recado com objetivo firme, levando alegria e dando oportunidade para que seja apreciado o talento dos nossos músicos que são produto de exportação...

É assim que o nosso frevo se comporta. Destemido, contagiante, parecendo saber da sua “competência”, convencido mesmo do seu valor diante de tantos outros ritmos. Mas, ele não caminha só. Agrega outros valores como as orquestras e o povo, que participam desse cortejo colossal.

Verdadeiro exemplo de superação, o frevo deixa a cada ano sua marca registrada, infelizmente só no período momesco. Que assim seja, ao menos sazonal, contudo, deixa uma grande saudade quando o carnaval termina...

Quer seja de rua, canção ou de bloco, agrada a todos os gostos, mostrando que é versátil em suas modalidades. Que outros embaixadores venham juntar-se ao maestro Spok,pois, há lugar para todos e o frevo merece.

Mesmo assim, seu espaço é pequeno, muito pequeno para quem é tão imenso e grandioso. Basta observar e comprovar essa assertiva. Ele satisfaz os ouvidos e os olhos, aguçando nossa mente por conta da sua beleza melódica, harmônica e rítmica.

Impetuoso sendo de rua, irreverente quando canção e nostálgico nos blocos, ele é completo no contexto da nossa música carnavalesca.

Que sobreviva infinitamente deixando um rastro perene de alegria e principalmente, a certeza de que voltará a brilhar a cada ano...

Maestro Spok: que belo exemplo de pernambucanidade. Outros deverão segui-lo. Parabéns!


LUIZ GUIMARAES
Recife/PE - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário