terça-feira, 27 de julho de 2010

O PRAZER ESTÁ NA ESTRADA...

Os novos futuros médicos...dutorandos que estão estagiando na Proctologia...MABEL,SAMARA,MARCELO,TAYSA E VINICIUS...estamos aí, para ratificar que o serviço público existe,somos sus, respeitamos o sus,e o paciente é quem tem razão. A INTELIGENCIA de um homem só tem valor, quando ela é distribuida,com prazer, para ajudar TODOS.


CERVANTES DIZIA, NO SEU DOM QUIXOTE, QUE O PRAZER ESTAVA NA ESTRADA,E TRISTE DE QUEM SÓ TINHA PRAZER NA HOSPEDARIA....ISTO É UMA CONSTATAÇÃO CERTA, QUE DEVE SEMPRE POLICIAR O HOMEM MODERNO...
Dom Quixote ainda exagerava mais, ao dizer, eu só entro no fim do dia, na hospedaria, por que é a única maneira de poder retornar a estrada...
Esta semana, eu ví no Twitter uma frase importante que trtata da mesma coisa: O HOMEM QUE NÃO ENCONTRAR O PRAZER NO TRABALHO,NÃO O ENCONTRARÁ EM MAIS NADA...é com muito trabalho, que as horas de folga são mais prazeirosas...Ninguém pode se tornar um Sibarita,ou seja, um homem que só vive do prazer...Os Portugueses, até exageravam com o mesmo objetivo:NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO...
Conheço muita gente que se transforma no domingo a tarde, pelo pavor da segunda feira...conheço gente que todo domingo a tarde chora...conheço gente que já fica deprimido, somente com o Jingle do FANTÀSTICO...é a perspectiva de voltar a rotina, ao batente,isso é dos homens, mas precisa de um certo controle...

Um comentário:

  1. Professor, estou realmente estupefata com seu blog! Entrei pra procurar o presente post, mas até isso fui me deparando com cada assunto mais interessante do que outro, parabéns! Muito bom mesmo. Senti de novo o prazer da leitura, que há muito esteve relegado, já que a medicina nos consome / às vezes sufoca e nós nos acomodamos diante do cansaço e coisas pra estudar.

    O "pabre" me proporcionou momentos de risos, surpresa, indignação nesse sábado de manhã, que começa como um dia diferente, novo e alegre. Li a história de Einstein (eu estive em Zurique, em frente à universidade em que ele se formou e posso dizer que é fascinante), vi a foto do mestiço do Maltês com Poodle, presenciei o depoimento do lambedor de angico com cumaru, ri com a mulher-pérola e concordei com a Délis Ortiz, principalmente lembrando de colegas que deveriam ler o artigo para repensar em algumas condutas.

    Tenho que dizer que somos SUS sim, estamos aí pra trabalhar mais e mais, porque o "prazer está na estrada". E, como diz meu pai, "o cliente errado está certo". Isso ele fala porque é comerciante, mas aplicaria ao jargão médico - o paciente errado está certo. No sentido de que devemos primar pelo respeito extremo àquele que deposita tanta confiança em nós.

    Enquanto estudante e mesmo quando for médica, estarei aprendendo diariamente com os que me rodeiam. Aprecio fazê-lo com qualquer um, porque Francisca e Piedade têm algo pra me dizer, alguma mensagem pra passar, alguma experiência a me acrescentar.

    Mas aqui em especial venho registrar a admiração pelo Dr. Bernardo. Obrigada pelo amor com que vive; pela intensidade com que fala, olha e explica; pela atenção que dá às pessoas; pelo cuidado que tem com os pacientes; pelo carinho que tem pelos alunos; por ter criado um blog como esse; por ter a pele mais impressionante; por gostar tanto de gergelim; por ser cantor, poeta, médico e professor; por ser mestre, que faz a diferença na vida de alguém.

    Abraço forte e dois beijinhos de quem já aprendeu e se divertiu muito com "as suas coisas",

    Taysa Feitosa.

    ResponderExcluir