sábado, 10 de julho de 2010

Carta ao PRESIDENTE DA UNIMED, DR ANTONIO ARAÚJO.

Venho por meio desta á sua presença,e se necessário, até de joelhos,posto que estou querendo matar uma injustiça.
Estamos sofrendo, com a Demissão liminar e sumária, do Dr Pedro Paulo, dos quadros do S.O.S Unimed...repito, o nosso colega Pedro Paulo,após 12 anos de serviços prestados a UNIMED Natal,foi liminar e sumariamente demitido, ou seja, recebeu a pena capital,sem ter recebido antes, uma advertencia por escrito, uma suspensâo, recebeu o tratamento DÍGNO DE UM BANDIDO, o que lhe afirmo, como testemunho de justiça e consciência, ele não o é...Basta recorrer as avaliações do referido médico, ao longo destes doze anos,para se concluir que este gesto foi abrupto, abusivo e intolerante.
Foi retirado do Dr Pedro Paulo,o seu trabalho, o seu salário, a sua dignidade e a sua honra...e sem a sua Honra,um homem chora e morre...Pior ainda, é um médico ser exterminado,dentro da sua cooperativa,que por sinal é de Médicos.
Supomos, que o substrato para a Drástica medida, para a pena Capital,tenha sido reclamações de usuários...Todas as reclamações são infiltradas do aspecto subjetivo,catatímicos, e dos interesses contrariados...precisam de uma boa avaliação, com o retorno e a defesa do reclamado...ou seja, estamos questionando a dose do tratamento,Dose esta,Máxima e letal.
Suplico-lhe que o senhor,Dr Antonio Araújo,o nosso Toinho,um homem onde a humildade aportou e nunca saiu, clinico do Walfredo,Bandeira de Honra dos pacientes aidéticos pobres deste estado,um sinonimo de homem caridoso e simples, um médico do povo,um bom pai de família,reúna os seus comandados, e analise esta decisão EXTEMPORANEA e Estúpida,se debruce sobre o caso, e encontre a solução justa e necessária.
Desde que me entendo de gente, foi o julgamento mais Cruel que eu ví se praticar contra um médico, um trabalhador e um cidadão... um justo.
O Dr Pedro Paulo é um homem de bem,um trabalhador, um homem que carrega a sua cruz,e que tem três filhos homens para criar:14,12 e 4 anos...dois dos quais, recentemente, órfãos de mãe...tenho obrigação de gritar contra esta injustiça...foi uma medida extrema,intolerante,vaidosa, fundamentada na prepotencia...
Onde existir um homem de bem, onde existir um médico que viva do seu trabalho e da sua honestidade,este acontecimento machucou, humilhou, e é chamado de revoltante.
Suplico-lhe mais uma vez,volte atrás, converse com a sua equipe,olhe para a sua estrada,tão cheia de lutas e vitórias, que você encontrará MOTIVOS e argumentos para corrigir esta injustiça. Feliz de quem tem a dignidade de voltar atrás, para corrigir uma injustiça...
Quem vai dar um emprego de médico,a um médico de cinquenta anos, que foi liminarmente demitido pelos seus colegas médicos? este ato, fará qualquer pessoa deduzir que se trata de um monstro, um ladrão, um criminoso...Ratifico,tenho a obrigação moral de testemunhar que o Dr Pedro Paulo é um homem de bem, um trabalhador, um homem que carrega A SUA CRUZ.
Você,António Araújo, é o grande comandante,a quem por VOTOS, foi lhe dado o comando da nossa cooperativa...não deixe morrer o nosso colega, pois a sua morte é a morte da justiça,é a vitória da intolerância, é a morte de todos nós...e ,OS OLHOS DE DEUS ESTÂO EM TODOS OS LUGARES,CONTEMPLANDO O BEM E O MAL. Tomei a liberdade de lhe fazer esta carta, por que também a faria por você,diante de qualquer injustiça,que viesse a sufocar a alma e a lógica.
aqui fico, valendo-me da oportunidade para lhe renovar votos de confiança, estima e consideração,
atenciosamente

Dr.Bernardo Celestino Pimentel Bezerra Souto,CRM 1547.

Post script: a esta altura da vida já tenho a bitola, a régua e o compasso para medir atos e omissões,qualidades e defeitos...posso lhe garantir, que não existe um motivo que justifique uma medida tão drástica, letal e desumana.
Quando você entrar segunda feira na sua sala, e ví o Cristo Crucificado,se lembre de Pedro Paulo...escute o crucificado,que ele estará lhe dizendo com os braços abertos:JULGUEM_O, mas não como eles me julgaram.

6 comentários:

  1. Ano, ouve essa: Sofro de mimfobia. Tenho medo de mim mesmo. Mas, todo dia me enfrento. Millôr Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. brena, estou contente...voce está vencendo a sua timidez...o macaco está evoluindo no planeta dos homens.quando oseu talento vir á tona,vai surpeender.beijos, ano, seu pai.

    ResponderExcluir
  3. Brena...
    Certa vez,um doutorando de Medidcina, o Douglas SucaR, QUE HOJE É MÉDICO PSIQUIATRA,ME DISSE NUM PLANTAÕ, NO HOSPITAL RODOPIANO DE aZEVEDO:BERNARDO,VOCE VIVE NUMA ILHA,E FOI NÃO FOI VOCE CONSEGUE ATRAVESSA-LA E VOLTA...FOI A MAIOR DEFINIÇÃO SOBRE MIM.isto é o mesmo assunto que voce está tratando...é a MIMFOBIA.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo Bernardo,quero não só parabeniza-lo pela brilhante carta ao também amigo e competente médico Antonio Araujo atual Presidente da nossa cooperativa médica UNIMED, como tabém me solidarizar nesta luta contra tamanha injustiça com o nosso companheiro Pedro Paulo e digo nesta hora em que um homem, um pai de familia sofre,conte comigo nesta batalha e estou de acordo com seu pedido de Justiça.Que Deus nos abençoe . Eduardo Ronald da Costa.

    ResponderExcluir
  5. Inicialmente, parabéns a você Bernardo pela iniciativa e coragem de abordar o assunto, na defesa do colega. Nestes 12 anos de serviço, vimos muitos abusos, inclusive de colegas cooperados, em solicitações em atos que não se adequam às funções do SOS. Desmandos e destratos de usuários. E, mesmo com tantos numerosos casos nunca se observou uma ação mais dura em relação a estes casos. A título de sugestão: a cooperativa deve utilizar mais os seus canais de comunicação na orientação a todos usuários, cooperados ou não, sobre as funções do SOS Unimed e nas prerrogativas do médico regulador que somos, passíveis de acertos e erros. Citando meu caso em particular, meu falecido pai, amputado de uma perna, em programa de hemodiálise, durante 4 anos nunca precisou dos serviços do SOS para realizar suas sessões ou ir ao hospital. Em relação ao colega Dr. Pedro Paulo, funcionário e quotista da cooperativa: A todos é dado o direito de defesa ampla e uma segunda chance.
    atenciosamente
    cícer tibério

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. bernardo

    Parabenizo voce pela lucidez e coragem com que redigiu a carta ao nosso Presidente, Dr Antonio Araujo. Na verdade não sabemos o que realmente motivou o desligamento de nosso colega, Dr. Pedro Paulo.Mas,por maior que fosse
    sua falta, deveria ter o direito de defesa.
    Sempre foi um colega trabalhador, que cumpriu seu dever de médico, de pai e chefe de família.
    Durante os doze anos de convívio no SOS, Dr. Pedro manteve sua postura de médico e cooperado.
    Faço votos para que tuas palavras sensibilizem nosso Presidente e sua Equipe.
    Atenciosamente
    Wilson da Costa Bezerra
    11/07/2010

    ResponderExcluir