segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

OS CONSELHOS DO PAI...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


É IMPRESCINDIVEL QUE UM PAI DÊ CONSELHOS AO FILHO...é por isso que o pai vem primeiro que o filho...quando criança e adolescente a gente acha que é só neura do pai...a medida que os anos chegam, vamos comprovando diariamente o que o nosso velho dizia,o que um dia escutou do nosso avô...Participem da vida do filho, mesmo que ele lhe ache chato...tem razão você e ele...
Mas, chega um tempo, que nós também precisamos escutar os nossos filhos, quando a gente começa a se esquecer do que ensinou a eles...é a vida...é o mundo, vasto mundo,Raimundo...
SOU UM HOMEM FELIZ por que dei ao mundo três pessoas melhores do que eu...e sei que depois de mim eu vou estar presente...incultí nos meus filhos A FÉ, o fundamento da esperança, que é o fundamento da alegria, que existe em quem tem vida interior...
TER vida interior é jamais padecer de solidão...é encontrar prazer e contentamento nas coisas simples...CONHEÇO PESSOAS que estão velhas, cansadas, mas não podem parar de trabalhar,por que não gostam de outra coisa,a não ser ganhar dinheiro...não possuem um ROBE,detestam música, fugiram das suas casa para a prisão dos apartamentos, detestam bichos e o que dá despesas...nem gostam de chuva, nem gostam de sol...detestam carne e peixe...
ONTEM disse uma coisa inusitada ao meu filho Bruno, não sei se ele percebeu...falei:ESTOU MUITO RUIM PARA VIVER, POR QUE GOSTO DE TUDO O QUE EU FAÇO...de fazer o prato do cachorro, a fazer uma cirurgia, a escutar músicas, a escrever,a compor...pra mim um dia tinha que ter o dobro das horas,para eu acomodar as minhas paixões, e dar vencimento a minha vida interior...passo meses sem fazer uma coisa que eu gosto, por que não tenho tempo...
MAS, o que eu quero mostrar mesmo, hoje, é um filho lembrando ao pai,quando este se esqueceu o que lhe ensinou...o pai cantou pro filho um ACALANTO...o maestro FRANCIS HIME,imagina o filho cantando pro pai,PORTANTO, UM DESACALANTO ...ESCUTEM QUE PÉROLA...o que um dia foi acalanto:uma canção para dormir,passa a ser um DESACALANTO...uma canção para acordar e abrir os olhos.


Desacalanto

Francis Hime

Acorda, meu pai
Não te deixo dormir
Não toque em estrelas
Não vá por aí
Afasta o delírio
Não prove do mar
Não ouça a Iara
Do rio chamar

Acorda, meu pai
E me ajuda entender
Por que tanta fúria
Tanto malquerer
Eu estou muito assustado
Com o mundo que eu vi
Acorda meu pai
Não te deixo dormir

A noite se encosta
Num poste de luz
Em pó se desfaz
Em fragmentos azuis
Aos pés de um menino
A cidade afundou
Levando o vazio
De quem não sonhou
Sou moço de longe
De longe te ouvi
Dizendo: "Meu filho,
Não vá por aí"
Não toque em estrelas
Não prove do mar
Não ouça a Iara do rio
De noite chamar


Nenhum comentário:

Postar um comentário