domingo, 15 de janeiro de 2012

NOVA CRUZ CHORA A MORTE DE GERALDO GUERRA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL....


ACORDEI AS 4.30H NO PLANTÃO,com uma sensação de perda e saudade...bateu a saudade de Geraldo Guerra...Nos seus últimos anos de lucidez,nos visitava na praia, na barra deCunhaú,mais de cinco vezes ao dia...para conversar e tomar um cafezinho...gostava de café...gostava de mim...gostava de Violante...Sempre tinha uma história fantástica,engraçada...era um pescador magnífico quando prosava na calçada...EU queria bem a Geraldo...

NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE TIVESSE RAIVA DE GERALDO DE BARROS GUERRA...A sua vontade ERA A mais pura... era proteger Nova Cruz,era fazê-la grande...mas o homem põe e Deus dispõe...nunca conseguiu chegar a prefeitura,o seu sonho maior...chegou quase perto...mas, foi o candidato de um CONCHAVO da UDN com o PSD, e o povo tem horror a conchavos...o povo não gosta quando díspares se unem,e Geraldo foi a vítima...perdeu a eleição para José Peixoto Mariano, um homem do povo, igualmente a Geraldo, um homem bom...perdeu a eleição por quinhentos e trinta votos, uma centena de camelo, como dizia Tenente Freitas...


Geraldo Guerra foi o maior comerciante que já existiu em Nova Cruz...teve os maiores apurados, deu a mão a todos os seus irmãos, que o adoravam:João, António e José, era um líder, inclusive da sua família...Os gestos de Geraldo Guerra eram de bondade, de desprendimento...


Quando era um grande comerciante,propiciava um negócio a quem tivesse talento, vontade de trabalhar e desenvoltura...tinha marceneiro e tábuas, para fazer um ponto novo,pra quem lhe pedisse e pudesse...mandava pintar o ponto comercial, fazer um balcão e colocar as prateleiras,e sortia....Ganhava um freguês fiel e aliado pro resto da vida...fez isso com muita gente...era dele, servir...


Um dia , a fúria do Rio Curimataú,invadiu os seus depósitos de todas as mercadorias, foi um golpe material grande, as coisas da vida...foi o declínio do grande comerciante...


Geraldo Guerra me fez rir muito com a seguinte conversa:A MINHA MÃE negava a idade...passou muitos anos nos sessenta anos,e nunca saiu dos setenta...Geraldo dizia a idade que tinha...certa vez numa roda , Geraldo me disse:BERNARDO, estou vendo a hora ficar mais velho do que Dona Lia...eu rí bastante com a cara que ele fez, se coçando...
POIS era assim, o meu Gera...teve uma época que eu tinha vontade de ser seu genro... quebrava a asa por ISABEL...nunca consegui...O HOMEM PÕE E DEUS DISPÕE...a vida é as vezes um desejo...


Mando um abraço para os seus filhos,tão meus irmãos na juventude:MARGARETH, IRALDO E SANDRA...SAUDADES...para A VIUVA, a querida IRACÍ, que como eu, é de 8 de maio...tenho saudades da sua calçada tão alegre e sadia...


Deve existir um lugar na outra vida,onde se reúne um conselho de SALVAÇÃO DE NOVA CRUZ, onde se sentam DONA JOANITA E LAURO ARRUDA, SEU ARRUDA, QUE INVENTOU O CUIDAR DE NOVA CRUZ,LIA PIMENTEL E JOSÉ PEIXOTO... GERALDO ESTA CHEGANDO LÁ,com certeza vai presidi-lo, e a sua luz vai resplandecer na terrinha...


UM DIA,um Novacruzense,talvez até um descendente de GERALDO GUERRA, VAI ENCONTRAR NA RUA 15 DE NOVEMBRO,uma semente que germina há muitos anos, o amor que Geraldo devotava a cidade...e a vontade que ele tinha de desenvolvê-la...esta será semeada, e vocês vão ver a minha querida cidade ladriada por pedras de BRILHANTES...Não se vexe não, que nada é pra já...o amor de ninguém é destruído pela morte...nem pela ausência...

A MORTE é somente o segundo parto, que inicia uma nova vida...Geraldo Guerra tem as credenciais para viver a vida, que Jesus prometeu aos justos...


GERALDO GUERRA,receba um grande abraço e um beijo,onde você estiver...

BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


COMENTÁRIOS DO TWITTER...


<span class=Domicio Arruda " class="user-profile-link js-action-profile-avatar" id="21892196" style="margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; padding-top: 0px; padding-right: 0px; padding-bottom: 0px; padding-left: 0px; border-top-width: 0px; border-right-width: 0px; border-bottom-width: 0px; border-left-width: 0px; border-style: initial; border-color: initial; border-image: initial; cursor: pointer; color: rgb(0, 153, 185) !important; ">
Domicio Arruda
A homenagem que todo novacruzense faria a Geraldo Guerra, por Bernardo de Dona Lia e Francisquinho Bezerra.


Miranda Sá
@
... E o RN perde um dos seus melhores filhos. Transmita minhas condolências à família Guerra


Leonardo Arruda
@

Leonardo Arruda
@
Leiam o artigo do Dr. Bernardo Celestino Pimentel Bezerra Souto sobre a morte Geraldo Guerra




Cid Arruda Câmara
NOVA CRUZ CHORA A MORTE DE GERALDO GUERRA (por Bernardo Celestino B. Souto) // UMA BELA HOMENAGEM A UM CIDADÃO DE BEM

Um comentário:

  1. Nova Cruz perde um grande homem,que com certeza reecontrou um de seus grandes amigos"Djalma Paiva"Meus saudoso pai!Meus sentimentos a toda familia.

    ResponderExcluir