terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EU , ENÉLIO, RODOLFO, O EMBAIXADOR E A EMBAIXATRIZ:UMA TARDE HISTÓRICA E DE DESPEDIDA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


Estou curtindo uma CESTA...de repente,vozes estranhas, e papo familiar...quem será? aprumo o ouvido e faça o diagnóstico:é o Dr Nestor dos SANTOS LIMA...O MEU PRIMO DO Itamaraty...O EMBAIXADOR...
HÁ TRES MESES, TINHA IDO AO Makro, E HAVIA ME SURPEENDIDO COM UMA GRANDE PROMOÇÃO:biscoitos importados, em latas redondas...Normalmente, uma lata é no mínimo quinze reais, e estava por 0.99...vi, analisei, cherei e corrí pra cima da CARNIÇA...COMPREI SESSENTA LATAS...UM ESPETÁCULO DE DELÍCIA...GRACINHA, MINHA MULHER E MEU DOBERMAN, MEU CÃO FAREJADOR, E DE TODAS AS POSSIBILIDADES, DISSE:NÃO COMPRE...ESTES BISCOITOS SE VENCEM DAQUI Á TRES DIA...JÁ HAVIA FEITO A MINHA ANÁLISE E CONTRADISSE:ELES NÃO SABEM DA DATA...ELES NÃO SABEM QUE ESTÃO SE VENCENDO... eles NÃO TEM NOÇÃO DO TEMPO...
FIQUEI NO QUARTO, OBSERVANDO O BATE BOCA DO EMBAIXADOR COM A MINHA TIA, A FIGURA objeto, da visita ilustre...pulei da cama, cansado, havia passado á noite num plantão, mas o encontro era histórico, e já fui me preocupando com o que deveria servir...precisávamos comemorar o primo embaixador com 80 an0s, e a tia velha, com 90 anos.abrí
várias garrafas de vinho LA MERCEDES, Cabernet Sauvignon, Uvas e os biscoitos importados...Gracinha franziu a testa quando me viu abrindo as latas de biscoito...a embaixatriz, colocou o primeiro biscoito na boca, fechou os olhos, e chamou a atenção do embaixador:Nestor, que delícia. ..biscoitos feitos na Suécia,e eu, disse no pensamento, pra mim mesmo:só nao vire a lata, pra nâo ver a data do vencimento... e passou o resto da tarde elogiando a iguaria... foi um SUCESSO...Fiquei feliz em recebê-los, e comprovar mais uma vez que sei discernir, sem componentes Neuróticos.
É, talvez eu seja como um sapato velho, mas se você me calçar, eu posso aquecer o frio dos seus pés.

Nestor Dos Santos Lima foi vários anos embaixador do Brasil no Egito, e durante vinte anos, o embaixador do Brasil na Guiana Holandesa...filho do meu tio:Deolindo dos Santos Lima, irmão da Poetisa Ana Lima, casada com Celestino Pimentel.
Lá pras tantas, quando a alma amoleceu, depois da sexta garrafa de vinho, peguei no violaõ e cantei para o velho primo: A VIDA AQUI SÒ È RUIM... QUANDO NÂO CHOVE NO CHÂO...o embaixador caiu no pranto...e eu ratifiquei, de como
é efêmera a vida...
Já era tarde, e fui deixar as visitas na porta...o embaixador falou:que qualidade de vida voces tem, em Natal...moram em casa,criam cachorros, culitivam a música,são felizes, tem assuntos,são solidários...eu virei morar aqui...com voces, meus primos:Enélio Petrovich,Rodolfo Penna Lima e Bernardo...atualmentem moro no Rio, num apartamernto em Bota Fogo, onde não se tem amizade com Ninguém e se padece de Solidão...
Gracinha, que é o meu SUPEREGO,séria como um túmulo,me repetia...inegociável...resmungava:Ave Maria,em tempo de provocar uma Diarréia neste povo todinho.
E dando os TRÂMITES POR FINDOS, Não houve nada...os biscoitos eram bons e deliciosos...e
mais uma vez, repetí Paulo Bezerra:TRISTE DE UM BICHO QUE OUTRO COME...

PENSO, que o primo embaixador só não voltou para morar em Natal,devido ao agravamento de sua saúde, havia se operado de placa ateromatosa na carótida,o que progressivamente vem prejudicando a sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário