domingo, 8 de janeiro de 2012

FOLHETO DE CORDEL...

Um folheto de José Pedro Pontual

A ESMAGADORA PELEJA DE JOÃO VICENTE EMILIANO COM JOSÉ PEDRO PONTUAL

Surgiu mais outra peleja
do forte pernambucano
José Pedro Pontual
João Vicente Emiliano
que cantam tanto repente
que abala até o tutano.

João Vicente Emiliano
improvisa e canta história
nasceu a 20 de junho
na cidade de Vitória
no ano 42
canta e tem boa memória.

Já Pontual tem a glória
de grande batalhador
canta de viola e vende
livros do grande escritor
Senhor João José da Silva
bom poeta e autor.

Porque em qualquer setor
quando entrar em cantoria
parece que a natureza
chega no seu crânio e cria
assuntos misteriosos
que admira a freguesia.

Vinha de uma romaria
do padre Cícero Romão
passou por Caruaru
comeu arroz com capão
de lá destinou-se a ir
a Vitória de Santa Antão.

Encontrou-se com o vate
José Vicente Emiliano
em casa de Antônio Porrete
foi um combate tirano
lá na Nova Descoberta
vamos ver quem é bacano.

José Vicente Emiliano
estava cantando só
dizendo ao pessoal
- sou tronco de mororó
quando chegou Pontual
foi de causar até dó.

Dr. Pedro Piancó
disse Pontual se sente
que quero ouvir de você
meia dúzia de repente
com João Emiliano
rastro de tigre valente.

Pontual sentou-se urgente
e começou a questão
dizendo ao pessoal
sou cisco de furacão
cantador por bom que seja
me vendo perde a ação.

João Vicente

Deixe de sua ilusão
gabamento é papel feio
repare o que Jesus disse
sem demonstrá aperreio
dai comida a quem tem fome
que ele nos dará o meio.

José Pedro Pontual

Quando Jesus Cristo veio
no mundo já existia
ignorância e tragédia
aumentando dia a dia
já hoje o tempo só presta
com safadeza e orgia.

Nisto disse dona Lia
como estamos no presente
passado não vale nada
o futuro está ausente
cantem um quadrão beira-mar
que dar mais prazer a gente.

Minha parte livremente
eu vou botar de agrado
mil cruzeiro para os dois
cantar em meio engraçado
falando em respeito as moças
que gostam do xaxeado.

João Vicente

A dona mandou cantar
um quadrão bem sonoroso
um cantor bem caprichoso
faz quem tem amor chorar
quando começa tocar
numa viola saudosa
moça ama e solta prosa
no quadrão da beira mar.

José Pedro Pontual

Eu estava pra casar
com a filha de Julita
a garota era bonita
fez eu me desembestar
chamei-a pra passear
levei-a ao banho da praia
quase a garota desmaia
no quadrão da beira mar.

João Vicente

Eu comecei a namorar
com a filha do Galdino
depois nasceu um menino
e nó foi pra sustentar
ela pegou engordar
depois do banho gostoso
por isso canto saudoso
meu quadrão na beira mar.

José Pedro Pontual

Tem moça que pega olhar
com cada olho pidão
logo arreia o gostosão
faz ele no fogo entrar
dar-lhe um beijo devagar
mais doce do que açúcar
que o cabra dança mazurca
no quadrão da beira mar.

João Vicente

Já outra quer chumbregar
o rapaz logo palpita
não tem medo do azar
a moça pra se casar
deve ser bem carinhosa
bem mansa e muito dengosa
no quadrão da beira mar.

José Pedro Pontual

Eu fui pra Mandagascar
numa embarcação moderna
vi cada rolão de perna
que me fez embelezar
depois tornei a voltar
pra Boa Viagem e Pina
vi cada coxa grã fina
no quadrão da beira mar

João Vicente

Morena que sabe amar
e sabe aplicar um beijo
ai Deus é mesmo que queijo
dá pro homem se acabar
um beijinho bem devagar
na boca de uma donzela
dar febre e dor de canela
no quadrão da beira mar

José Pedro Pontual

Quem gosta de chumbregar
vá para Boa Viagem
que ver tanta sacanagem
coxa grossa pra se olhar
fica sem se sustentar
qualquer homem reparando
que sai de suor pingando
no quadrão da beira mar.

João Vicente

Vou mudar o assunto agora colega
e é pega no deixa é deixa no pega
é o nega no medo e o medo no nega
é o vão com costela e costela com vão
é o não com o sim é o sim com não
é o sim com o não e o não com o sim
é o ruim é o bom é o bom é o ruim
é quadra quadrilha quadrado quadrão.

José Pedro Pontual

É teu e é meu e é meu e é teu
e é meu e é teu e é teu e é meu
e é eu e é tu e é tu e é eu
é o cão e a caça é a caça e o cão
é a mão é o braço é o braço é a mão
é o braço é a mão é a mão é o braço
é o aço e o ferro é o ferro é o aço
é quadra quadrilha quadrado quadrão.

João Vicente

E é dela e é dele e é dele e é dela
e é ela e é ele e é ele e é ela
e é nela e é nele e é nele e é nela
é a mão é o dedo é o dedo é a mão
é bonzão é bondade é bondade é bonzão
é bondade é bonzão é bonzão é bondade
é idade e o ano e o ano é idade
e quadra quadrilha quadrado quadrão.

José Pedro Pontual

É o cedo e a tarde e a tarde e o cedo
e o medo e o susto e o susto e o medo
e o dedo e o dado e o dado e o dedo
e o pão e a ceia e a ceia e o pão
e o tão e a tana e a tana e o tão
e o vai e o vem e o vem e o vai
e o pende e o vira e o tombo e o cai
e quadra quadrilha quadrado quadrão.

Chegou Maria José
e seu esposo Toinho
Zé Júlio com Menininha
pagaram para nós um vinho
depois chegou Benedito
pediu um tema a Zezinho.

Dona Chiquinha e Gercina
e seu Baixa mandou cantar
em vez de versos de tema
é melhor banho de mar
bem engraçado e depois
se bebe e vai gargalhar.

João Vicente

Saí de Recife para Cabedelo
uma moça bonita me chamou de anjinho
dizendo meu filho demore um pouquinho
enquanto eu vou pentear o cabelo
a menina veio em traje modelo
que não posso tudo a você explicar
dizendo meu filho venha me beijar
na beira da praia se cumpre o destino
embora depois se crie um menino
mas gozei a vida na beira do mar.

José Pedro Pontual

Queres ver coisa boa vai em Tambaú
que verás menina quase semi-nua
dizendo ao rapaz meu filho sou sua
vamos tomar cana com caju
depois nós faremos o bilu bilu
é este prazer que se deve gozar
quem não casa também pode se amigar
me faça carinho meu nome é Maroca
depois nós se dana pra casa de Noca
isto sim é gostoso na beira do mar.

João Vicente

Eu vi uma velha com um namorado
na beira da praia com muita alegria
a velha pulava que a baba caía
dizendo eu me lembro do tempo passado
sou velha mas gosto de um xaxeado
vamos meu filho agora xaxear
já estou em ponto de me acabar
quem não cai do banco cai do tamborete
porque coco velho também dá azeite
no banho gostoso da beira do mar.

José Pedro Pontual

Ele quer que ela dar ela dar ele quer
é e vem ela vai ela vai ele vem
ela diz meu filhinho você é o meu bem
eu sou donzela mas vou ser mulher
a bombada estourando de lá no que der
eu quero contigo hoje me acabar
me beije me aperte eu quero é gozar
eu quero é gozar me beije me aperte
meu santo meu filho você me derrete
no banho gostoso da beira do mar.

João Vicente

No banho da praia ele beija ela
e no mesmo banho ela beija ele
quando a onda passa ela esfrega nele
ele por baixo também pega nela
ela diz meu filhinho sustente a canela
pra onda bravia não te carregar
o cabra ali mesmo pega a lhe beijar
a bicha dengosa com nada se queixa
o cabra lhe cheira e belisca a bochecha
no banho gostoso da beira do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário