quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA DESCULPA ESFARRAPADA?

MARCELO ALCOFORADO.
BOA SORTE, SENHOR GORSKY

Na quarta-feira anterior foram passados mais de quarenta anos da primeira viagem do homem à Lua, em 20 de julho de 1969. Chama a atenção o fato de que, mesmo transcorrido tanto tempo, a proeza continua revestida de ceticismo, de lendas e, para alguns, de negação absoluta. Há quem assevere que as fotografias e os filmes teriam sido produzidos no deserto de Mojave, já que naquele tempo não havia recursos tecnológicos para uma empreitada daquele porte. Ora, quanta coisa foi feita na história do mundo sem que houvesse conhecimento para tal? As pirâmides egípcias, só para dar um exemplo, estão aí desafiando o tempo e a imaginação.

Afora a célebre frase Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade, insculpida para sempre na história do homem, parece que também sobreviverá incólume uma quase lenda ou quase verdade. Melhor conceituando, uma história segundo a qual o astronauta Neil Armstrong, além da frase lapidar, teria dito, no momento em que caminhava de regresso ao módulo lunar, Boa sorte, senhor Gorsky.

Segundo se diz, imaginava-se ele estivesse fazendo alusão a algum rival russo, concluindo-se depois que não havia nenhum Gorsky no programa espacial da União Soviética. Robustecendo a dúvida, por mais que se perguntasse ao astronauta o que significava aquilo, Neil Armstrong apenas sorria. E sorriu até julho de 1995, quando, ao responder sobre um discurso que acabara de proferir, um repórter voltou ao tema e ele finalmente respondeu objetivamente.

Contou então que, certa feita, ainda criança, jogava beisebol com um amigo, quando uma bola alta caiu bem perto da janela do quarto de seus vizinhos, o senhor e a senhora Gorsky. No momento em que se agachou para pegar a bola, bem perto da janela, ouviu quando a senhora Gorsky, um tanto agastada, gritou para o seu marido: Sexo oral! Você quer sexo oral? Você somente terá sexo oral quando o pirralho do nosso vizinho andar na Lua!

Aquele pirralho cresceu, se fez homem, tornou-se astronauta, andou no nosso satélite e, a propósito, nestes dias de costumes tão liberados, sem o imperativo de uma missão tão arriscada e viagem tão longa quantos senhores e senhoras estarão, porque entretidos em prazeres como o desejado pelo senhor Gorsky, no mundo da lua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário