quarta-feira, 6 de julho de 2011

A COPA DE 2014...A MAIOR ILUSÀO DE UM POVO...UMA FÁBRICA DE LADRÕES...

POR WALTER JORGE...


APERTEM OS CINTOS !


Calma, amigos, nada de desespero, são pequenas turbulências. Mas é bom ter um pouco de cautela. Há indícios de que uma nova crise financeira está para acontecer. As ameaças se evidenciam nos sistemas econômicos da Grécia e dos Estados Unidos.

A sabedoria popular ensina que ao vermos a casa do vizinho em chamas, devemos tomar precauções. Enquanto a Grécia passa por grande agitação social por causa das medidas de contenção de despesas anunciadas pelo governo, os americanos - gastadores compulsivos – sentem o perigo ameaçar a Economia de seu país.

E o que fazem os governantes dessas nações? Colocam suas equipes econômicas de prontidão, alteram orçamentos e programas de governo, buscando reduzir os gastos públicos. Isto, sem dúvida, gera desemprego e incertezas. Toda a população sofre.

A presidente Dilma, logo que assumiu o governo, prometeu fazer alguns ajustes orçamentários e uma de suas intenções era colocar uma pedra sobre os saldos de contas a pagar herdados do grande gastador que lhe passou o poder. Ficou apenas no desejo.

Ao que parece, esqueceram de avisar a Sua Excelência que todas as obras da Copa do Mundo estão emperradas. Desconfia-se que a presidente nem se tocou que em 2012, haverá eleições para prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros.

Por fim, através do PAC (Programa de Aceleração de Campanha), o governo LULA projetou centenas de obras, providenciou a liberação de verbas, chegando, inclusive, a dar início a algumas. Entretanto, por terem caráter eleitoreiro, atualmente estão quase paradas. Lembram-se quem era a mãe do PAC no início da era LULA?

E como no Brasil, tudo se faz na base da politicagem, o governo cedeu às pressões. Depois que alguns parlamentares ameaçaram boicotar projetos de interesse do Planalto, Dilma já acena com afagos e promete liberar parte das verbas retidas.

“Coincidentemente”, choverá mais grana nos redutos dos deputados influentes, com maior número de emendas aprovadas, o que lhes possibilitará ampliar seus currais eleitorais. Alguém tem dúvida de que nos canteiros de obras que têm como padrinhos deputados habilidosos na manipulação do Orçamento Geral da União, haverá mais dinheiro? Enquanto isso, os do baixo clero, continuarão chupando o dedo e falando sozinhos.

Voltando ao foco da Copa de 2014, a ordem agora é abrir o cofre, esquecer as licitações e gastar adoidado na tentativa de tirar o atraso. Há poucos dias, a prefeitura de São Paulo decidiu que irá aplicar mais de 400 milhões de reais para destravar as obras de lá. Os donos da FIFA, por sua vez, estão impondo todo tipo de sacrifício ao Brasil, cujo governo num gesto impensado, assumiu a realização de um evento de tamanha responsabilidade, mesmo sabendo que as populações mais carentes serão sacrificadas.

Quem leu o Jornal do Commercio do dia 26/06, deve ter ficado de queixo caído com a situação de desprezo em que se encontra a Ilha de Fernando de Noronha, o nosso principal ponto turístico. Convém salientar que nas cidades interioranas o cenário é estarrecedor. No Recife e Região Metropolitana, o caos se instalou faz tempo.

Infelizmente, os nossos governantes só pensam na Copa. Nada os fará mudar de ideia. Sendo assim, em 2014, vamos mostrar ao Mundo apenas o lado “A” do nosso país – o da Copa – enquanto que o lado “B” continuará escondido e esquecido, clamando por boas estradas, sistema de saúde eficiente, melhorias na educação e mais saneamento.

E, para imitar o conhecido humorista Lilico, perguntamos: É bonito isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário