terça-feira, 5 de outubro de 2010

O FIASCO...



QUE TRISTEZA…


Animados com a perspectiva de dobradinha vitoriosa ainda no primeiro turno, os candidatos petistas Dilma Rousseff e Agnelo Queiroz organizaram uma grande festa no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, a poucos quilômetros da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A comemoração, frustrada diante dos resultados das urnas, previa até mesmo a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para o evento, uma estrutura suntuosa foi montada, com espaços reservados a autoridades, convidados vips e ao público em geral. As câmeras de televisão poderiam captar a imagem da multidão do alto. Um tablado foi montado especialmente para isso. No acessos da festa, havia detectores de metal e grande número de seguranças. O local tinha capacidade para abrigar 5 mil pessoas, segundo cálculo de policiais.

Dois telões transmitiam a apuração dos votos desde o início da noite. Foram instalados próximos a um palanque preparado para os futuros discursos, adornado com as fotos de Dilma Rousseff e Agnelo Queiroz, com Lula ao centro e destaque para o nome da candidata petista ao Planalto. E até mesmo um buffet foi contratado, o Cristina Roberto.

Na semana passada, o Gabinete de Segurança Institucional, ligado à Presidência da República, chegou a solicitar reforço de policiamento à Secretaria de Segurança Pública do DF. E o número de policiais era grande no local. Simpatizantes e candidatos foram convocados para acompanhar, já a partir da abertura das primeiras urnas, o resultado da apuração. Embora anunciada como uma festa conjunta, os cartazes davam destaque à candidata à presidência, Dilma Rousseff. Agnelo Queiroz desempenharia o papel de homenageado secundário, mas foi o único que apareceu.

No início da noite, quando a possibilidade de uma vitória no primeiro turno já se mostrava distante, ninguém quis assumir a autoria da festa precipitada. Os assessores de Dilma negaram a participação na organização. O mesmo foi feito por integrantes da campanha de Agnelo, que atribuíram ao comitê da candidata Dilma a iniciativa.

Até às 20 horas, um público pequeno participava daquela que deveria ser a festa da vitória. A maioria levou bandeiras do PT.


VELÓRIO DOMINICAL


Convencido de que Dilma Rousseff venceria o primeiro turno, e também certo da vitória de Agnelo Queiroz (PT) na disputa pelo governo do DF, o presidente Lula combinou com eles comemorar as vitórias no comitê petista do Setor Comercial Sul, em Brasília, tão logo a marcha das apurações as confirmasse, na noite deste domingo.

* * *

Além da celebração restrita - apenas com as cabeças coroadas da elite -, o PT também planejou uma festa pra mundiça, na Esplanada dos Ministérios, certo da vitória de Dilma no primeiro turno com 55% dos votos. E calculou algumas centenas de milhares de cabeças do curral lotando o gramado dos ministérios

O Secretário de Segurança Pública do DF confirmou que recebeu ofício do Gabinete Institucional da Presidência da República solicitando reforço no policiamente da área. Tudo em pura perda.

Como a vitória no primeiro turno não se concretizou, o jantar de ontem à noite contou apenas com Lula e Dilma, pois até Agnelo ficou pro segundo turno em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário