quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UM REQUERIMENTO INUSITADO...

REQUERIMENTO À MULHER AMADA...LUIZ BERTO FILHO.

Coração afoito, residente e domiciliado em peito nem tanto, de qualificações já conhecidas de Vossa Ternura, vem, mui esperançosamente, requerer o que se segue:

A vossa cumplicidade para embalar o sonho de sua doce paixão.

Em anexo, do arquivo de sua cabeça, junta certidões que embasam os seguintes desejos:
Que Vossa Ternura não se comprometa. Mas que não rejeite. Que não vos apresseis em encorajá-lo, mas que não demoreis em diligenciar para que ele perceba que nada tendes contra. E, sobretudo, que o estimuleis com alguns olhares que, se não encorajarem, pelo menos não proibam.

Requer muito? Crê que não. E mais deseja:

Que seja dispensável, exceto mais acurado juízo, que vosso coração se apaixone por ele, mas que ele possa recolher marotamente a finura, a brandura e a doçura de tudo isto que está sentido por vós.

E mais ainda:

Que seja dispensável que namoreis com ele, mas que lhe seja permitido saber que consentis ser ele vosso namorado.

Outrossim:

Que se possa alardear que ele será um namorado terno, diligente, cuidadoso e preocupado com a vossa paz e o vosso bem-estar. Preocupado, sobretudo, em não constranger-vos e nem permitir que este enredo venha criar-vos constrangimentos. Com discrição cumprirá as datas e deixará discretas rosas sobre vossa mesa.

Que permita-lhe amar-vos e admirar-vos, sem que necessariamente Vossa Ternura, em contrapartida, se sinta na obrigação de amá-lo. Muito embora, talvez, viesse a ficar desapontado se não tentasse, pelo menos, admirá-lo.

Quando nada, admirar esta lezeira de se apaixonar assim tão bestamente.
Por oportuno, deseja mais ainda:

Que vos seja permitido cobrá-lo e exigi-lo. E que Vossa Ternura finja que está tendo ciúmes dele.

Permitindo-lhe amar-vos - e dando-lhe ciência disso - haverá tanta paz e tantos cuidados ao vosso redor que um longo tempo de vida cobrirá vosso destino, e fará felizes todos os pensamentos que irão aflorar na cabeça de Vossa Ternura.

Que, enfim, em sendo este favoravelmente despachado, lhe seja permitido voar seu amor de passarinho com a mesma descomunal alegria do menino que recebe o "sim" da menina. Com a mesma inominável felicidade que só aos corações apaixonados é dado pressentir.
Que, mais ainda, dando por findo os trâmites, seja-lhe assegurado a mesma explosão do adolescente apaixonado que acabou de beijar a moça cheirosa de alfazema e cravo. Pois que disso, de um adolescente, ele não passará, em lhe sendo este despachado favoravelmente.

Nestes termos,
ansioso,
pede e espera
deferimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário