segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PANTAGRUEL...

Ontem, no Twitter,Domício Arruda Cãmara,que é um erudito no escrever, usou o adjetivo pantagruélico...não conhecia o termo...fui pesquisar e estou postando para vocês...
Foi Não Foi, Domício usa uns termos, que eu não conheço, e tenho que recorrer ao dicionário e a pesquisa...esta característica dele, veio do seu pai, o grande Lauro Arruda Cãmara,que tinha um português castiço, e se expressava bem e diferenciadamente...Me lembro que certa vez,em plena feira de Nova Cruz, seu Lauro me disse que sentia IDIOSSINCRASIA por uma coisa...eu fiquei sem saber o que era e lhe pedí explicação...ele respondeu: é uma aversão interior e inexplicavel... é uma maneira peculiar e própria, de reagir...é isso aí...gente fina é outra coisa.
Certa vez me encontrei com o meu querido professor de pediatria,Dr Heriberto Bezera, e lhe saudei com esta frase:como vai esta figura hiperbólica? o professor sorriu e ficou sério ao mesmo tempo...Tempos depois,o velho mestre me disse,você me chamou de hiperbólico, e na hora, eu não sabia o que era...passei o dia preocupado, até que consultei o dicionário:quem usa hipérboles...aí eu tranquilizei.
O Professor Heriberto usava muitas Hipérboles dando aula...eram mães que davam rios de leite...crianças que flutuavam de desnutrição.

Quem foi Pantagruel

Em meados do século XVI, Rabelais, um romancista Francês de grande expressão, escreveu vários contos com um herói criado pela sua imaginação. Este era Gargantua, um gigante andarilho.

Gargantua tinha um filho, Pantagruel.

O que os caracterizava era a aguçada inteligência e a vasta cultura, além de um grande senso de humor. Pois bem; esta dupla, nas narrativas de Rabelais, percorreu a pé quase toda a Europa, amealhando histórias interessantes por onde passavam. De volta a Paris, onde residiam, convidavam os amigos para escutar suas narrativas.

Estas eram feitas em torno de lautas mesas bem sortidas de vinhos finos e iguarias requintadas, sempre dentro de um clima amigável e alegre. Daí a palavra Pantagruel tornou-se adjetivo como indicadora de fartura e bom gosto no que se refere a comidas e bebidas em ambientes alegres. Portanto, nos dias atuais, uma farta refeição ou banquete pode ser considerado “pantagruélico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário