domingo, 31 de outubro de 2010

EXPLICANDO O VOTO...







MEU VOTO NAS ELEIÇÕES - Salete Maria



Minha decisão foi tomada após detida e compremetida meditação. Sigo considerando que a política é o melhor caminho, o melhor instrumento para o aprimoramento do espírito humano e, sobretudo, da vida em sociedade. Mas política não é sinônimo de partido. E muito menos de eleição. E menos ainda deste tipo de eleição. Política existe antes destes últimos e com eles deveria ir se aprimorando…

Acredito profundamente na ação da sociedade. Nos movimentos sociais. Nas novas formas alternativas de pensar e realizar o político. Naquilo que Marina Silva chama, com muita propriedade, de ”núcleos vivos” da sociedade.

Não penso que estou em contradição ao optar por votar nulo, muito ao contrário, pois com isto eu não abandono a política. Eu a reafirmo. Eu proponho o debate que, aliás, é o oxigênio da política e não o silêncio ou o embate. Eu abandono, sim, os políticos corruptos e seu jeito arrogante e hegemônico de politicar.

Sobre o medo que muitos têm de cair em contradição eu digo: até acredito que deveríamos ser muito mais contraditórios no sentido mais atual desta expressão…afinal, a tônica desta sociedade em que vivemos não é outra senão a contradição! E desta sociedade tanto sofremos influências como a influenciamos…por isto, temos sim algo de contradição. Mas contradição não precisa ser sinônimo de incoerência. Pois na incoerência ficamos do lado do que é pior por pensar que não temos opção…Coerência, mesmo que aparente ser contradição, é você não seguir sendo fiel a um jogo no qual você não acredita, e mesmo assim continua dando sua contribuição…Pode ser contraditório, mas não é incoerente optar por não ser leal com os desleais, não ser amiga dos desonestos, não ser condescendente com os ladrões…

Assim é que, após perceber o quanto o PT (e seus aliados) não são apenas CONTRADITÓRIOS, mas são, sobretudo criminosamente INCOERENTES, assumi minha corajosa e quase solitária decisão.

Veja: Eu votei e defendi o PT quando ele defendeu a Reforma Agrária. Hoje não defende mais. Quando defendeu a descriminalização do aborto. Hoje não defende mais. Quando defendeu a união entre pares do mesmo sexo. Hoje não defende mais. Quando defendeu o calote no FMI. Hoje não defende mais. Quando defendeu proposta contra a reeleição. Hoje não defende mais. Quando defendeu imposto sobre as grandes fortunas. Hoje não defende mais. Quando defendeu ética na política. Hoje não defende mais. Quando defendeu o fim da CPMF. Hoje nao defende mais. Quando defendeu o não cumprimento da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje não defende mais. Quando defendeu nunca se aliar com gente como Collor, Sarney e Jader Barbalho. Hoje não defende mais. Quando defendeu o fim do capitalismo. Hoje não defende mais. Enfim, por conta de tantas coisas com as quais se comprometeu eu votei e pedi voto pro PT. Como ele as abandonou e eu sigo acreditando na necessidade da defesa delas, não posso seguir com eles…E isto nao significa que estou do lado do PSDB…aliás, este é o argumento que o PT e seus defensores usam para obrigar as pessoas de bem a seguir com eles mesmo quando percebem tudo de ruim que eles representam….É muito perversa esta situação…

Tenho consciência de que não quero, porém não temo, a volta do PSDB ao poder. E sabe por que? Porque coisa igual ou pior ou ao PSDB o PT, com seus aliados, está fazendo…Mas, para ocultar tudo isto, o que eu mais escuto são as seguintes frases: “ah, mas o PT tá distribuindo renda…tá fazendo obras, tá melhorando a vida da população…”ok. Ta distribuindo renda, isto é inegável…Mas ao estilo da música de Luiz Ganzaga: ”uma pra tu, cinco mil pra mim…uma pra tu, dez mil pra mim…uma pra tu, mais um milhão para mim…outra pra mim….” Para o povo o bolsa-esmola, para os caciques cuecões abarrotados de dinheiros…E quanto às obras? Obras foi o que mais fez os governos da ditadura…viaduto, estradas, o escambal…Obras de cimento e concreto são visíveis e duradouras…o caráter, a moral, o respeito…isto leva anos para se construir e segundos para se derrubar…Honestidade tem que ser o melhor legado para a presente e futuras gerações…Também melhora a vida da população ensinar que não vivemos sob uma monarquia em que o Rei governa até não querer mais e depois deixa pra seus filhos, seus netos, seus aliados…enfim, não permitindo a alternância no poder…

Eu a credito que a continuidade disto tudo leva à permanência da paralisia política dos movimentos sociais. À estagnação do debate. Leva ao pacto do silêncio que os intelectuais de esquerda fizeram para não mais considerar errado o que eles apontavam como roubo nos governos dos, agora, ”cumpanheiros” Collor, Barbalho e Sarney..

Colocar a gente nesta encruzilhada onde só podemos optar pelo PT ou pelo PSDB é uma estratégia elaborada por ambos os partidos e defendidas por seus caciques-mor. Não concordo que tenhamos que viver assim eternamente. Um dia vamos ter outras espécies de opção…Quanto ao presente momento, veja quantos votos nulos, quantos votos em branco, quantas deliberadas abstenções…os melhores cientistas políticos do país lêem isto como uma forma do eleitorado também tomar posição…

Quem sabe outra direita no poder, que não apenas esta direita do PT permita a retomada do debate e dos outrora aguerridos movimentos sociais? (MST, negros, mulheres, índios, sindicatos, estudantes, homossexuais, professores, intelectuais, etc)…
Quem sabe? Quem sabe? Quem sabe?

Eis, amigo meu, a continuidade da minha reflexão…

Forte abraço, camarada…
Saúde e paz….
E nunca viva em vão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário