domingo, 12 de setembro de 2010

GONZAGÃO:EU VOU CRIAR ESTE NEGUINHO...



TREZE DE DEZEMBRO É DIA DE SANTA LUZIA...também é o dia do aniversário de Luiz Gonzaga...todo ano ele passava na fazenda, em EXÙ,PE...formava-se uma grande mesa com os amigos de Gonzagão, músicos, sanfoneiros,empresários...num destes aniversários,Dominguinhos disse:Seu Luiz,quero que o senhor escute este chôro que este menino fez para o senhor...alusivo ao seu aniversário...o velho disse toque meu filho...era um neguinho magro,raquítico,bem menino,o garoto abriu a sanfona e detonou...o velho ficou impresionado com a beleza da canção...
olhou para Dominguinhos e dise:EU ACHO QUE VOU CRIAR ESTE NEGUINHO...
pois bem, o choro chama-se Treze de Dezembro, e o neguinho hoje chama-se GILBERTO GIL...
escute que beleza de música...dificílima de cantar e de tocar...recentemente Djavan gravou no seu cd 2010,mas com outro rítmo,um swing.


Treze de Dezembro
Elba Ramalho
Composição: Luiz gonzaga / Zé Dantas – Letra: Gilberto Gil


Bem que esta noite eu vi gente chegando
Eu vi sapo saltitando
E ao longe ouvi o ronco alegre do trovão
Alguma coisa forte pra valer
Estava para acontecer na região
Quando o galo cantou
Que o dia raiou eu imaginei
É que hoje é treze de dezembro e a treze de dezembro
Nasceu nosso rei
O nosso rei do baião
A maior voz do sertão
Filho do sonho de D. Sebastião
Como fruto do matrimônio
Do cometa Januário
Com a estrela Santana
Ao nascer da era do Aquário
No cenário rico das terras de Exu
O mensageiro nu dos orixás
É desse treze de dezembro
Que eu me lembrarei e sei que não me esquecerei jamais

Nenhum comentário:

Postar um comentário