quinta-feira, 20 de maio de 2010

TUMA:um arquivo vivo.


UM TEXTO DE JORGE SERRÃO


INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS

Romeu Tuma Júnior, que é investigado pela Polícia Federal por supostas ligações com a máfia chinesa, tem tudo para precipitar uma acidose do governo Lula. Por isso, contrariando a vontade do Presidente e do ministro da Justiça, Tuminha tem tudo para ser mantido no cargo de Secretário Nacional de Justiça, assim que retornar das férias. A tendência é que dê em nada a “investigação” contra o delegado, ex-deputado estadual e filho do senador que é um grande amigo pessoal de Lula desde os tempos da dita-dura. Motivo: quem sabe demais sempre se salva no Brasil.

Antes de “sair de férias” por 30 dias, Tuminha deu um recado fácil de ser traduzido: “Estão mexendo com a válvula do botijão de gás”. O filho do homem de inteligência do DOPS na década de 70 teria informações privilegiadas que podem comprometer petralhas e seus associados. Como Secretário Nacional de Justiça, Tuminha comandava o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.

O DRCI faz a ponte com outros países nas investigações do Judiciário e do Ministério Público sobre lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e repatriação de ativos. Só nos últimos 90 dias, Tuma Júnior pediu 31 quebras de sigilo bancário no exterior.

Tuminha tem um assessor de confiança com livre acesso aos dados do DRCI. O secretário baixou, em 5 de março de 2009, uma portaria que deu aval para seu braço-direito no gabinete, o delegado Maurício Correali, ter acesso a todos os inquéritos do departamento. Correali foi colega de Tuma Júnior na Polícia Civil em São Paulo.

Eles trabalharam juntos na divisão de inteligência. Correali divide com Tuma Júnior os principais segredos dos pedidos de quebra de sigilo e bloqueio de bens de brasileiros no exterior. Correali investigou a morte do prefeito petista Celso Daniel. A simples menção ao misterioso crime apavora a cúpula petralha.

Pelo visto, Tuminha tem uma fábrica de botijões de gás prontos para abrir a válvula e explodir interesses escusos de muita gente. Por isso, tem tudo para escapar ileso de qualquer investigação da Polícia Federal – órgão com o qual disputa poder. Um relatório da PF, que liga Tuma Jr. a Paulo Li, apontado como um dos chefes da máfia chinesa no Brasil, alega que Tuma Júnior transformou seu gabinete numa “central de favores”. Resta saber contra ou a favor de quem.

O chefão $talinácio, que defende punição ao secretário caso denúncias sejam comprovadas, nunca esteve em tantos apuros quanto agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário