segunda-feira, 24 de maio de 2010

O CERIMONIAL DA MORTE...

O
Um Dia triste...

Fly é o meu Rottweiler...é bonito,graúdo,brabo, amigo, inteligente e se comunica bem com o seu dono.
Há dois meses notei o crescimento de uma tumoração no seu ombro...ao tentar pega-la, ele deixou bem claro que não o fizesse...e isto é uma coisa que deve ser respeitada no cachorro...atende-lo nos seu caprichos..coisas simples , mas eles os tem.
Fiquei Na esperança que fosse um abcesso, pelo crescimento súbito... As características da tumoração são de benignidade:bem localisada,limites precisos, o animal continua com muito apetite, porém tinha uma coisa ruim:consistencia pétrea, sentida por mim, uma única e primeira vez...fiquei aguardando o abcesso drenar espontâneamente, e mandei meu filho, Bruno, trazer de Recife , uma Ampola de KETALAR, para eu puncionar e drenar...Não conseguimos o anestésico...
Neste fim de semana, Bruno veio fazer o concurso para Cirugião do Estado...entrou no Google, e viu um caso semelhante a ao de Fly...é frequente na raça:tumores ósseos...Osteossarcoma do ombro direito. A foto que ilustra o caso, relatado, parece que foi feita lá em casa, é do próprio Fly. Moral da História, começou o Cerimonial da morte de Fly...eu caí em mim mesmo,e sei que em breve vou me separar do meu amigo...chorei...chorei...estou triste...
O Certo é que neste caso aplica-se a minha Máxima:Não existe remédio para não morrer...é triste o dia que determina o Cerimonial da Morte... e o pior é que este dia, um dia surge na vida de qualquer um...Aproveite, viva feliz, seja rico, se ache o Maior, se ache o soberano...um dia é disparado o Cerimonial da morte:o tempo inexorável que antecipa o fim.
Após dez anos de excelente convivência, nunca mordeu ninguém, apesar do seu porte intimidador, da sua impaciência, de me dizer que não o exponha ,a situações sobre as quais ele perderia o controle,a sua postura altiva e séria, Fly vai se embora e com certeza levará um pouco da minha alma e da minha alegria...
Rebobinei a minha vida nestes dez anos, de lutas e de felicidades,ao lado do meu cachorro querido,que nos pastorou as vinte e quatro horas do dia...olhei-o nos olhos,vi a sua dificuldade de caminhar progressiva, e vi ternura em seu olhar, vi perguntas que só um paciente faz a um médico...e agora, o que é que você pode fazer por mim?
Hoje foi um dia de reflexão, que cada vez mais ,me leva para o humanismo, esta maneira de ser que a vida me fez... e de tocar esta partitura que minha mãe me entregou na infância,dizendo da necessidade de ser humano, e que a vida é muito curta...inclusive para os donos dos cachorro...
Me lembrei de Vinicius de Moraes, sentí a verdade que há na frase do poeta: o Whisky é o cachorro da gente engarrafado.

Um comentário:

  1. É meu amigo perder um amigo tão próximo é muito difícil indiferente de ele ser humano ou animal, mas essa situação no meu ver reflete apenas em uma pequena parcela da população. Perdi um amigo Alberto) muito importante na minha vida, a pouco mais de um ano, e ainda hoje sinto sua falta. Dessa amizade fui presenteado com um casal de pitbull. Nessa segunda-feira passada 20/12 me tornei avó pela 5º (quinta) vez, sou muito feliz com meus amigos de quatro patas, moro só em uma casa grande e não saiu dela para um apto justamente pelo fato de perdê-los. Um bom exemplo esta neste blog postado em janeiro sob o titulo É PROIBIDO SE ENVELHECER NA CASA NOSSA. É PROIBIDO SE ENVELHECER NA CASA DA GENTE... O tempo passa e com ele aprendemos a viver com a reflexão de uma perda.

    ResponderExcluir