domingo, 7 de fevereiro de 2010

O TEU CABELO NÃO NEGA...


A marchinha de maior sucesso do carnaval brasileiro é de uma dupla de pernambucanos da Madalena, bairro famoso do Recife, que nasceram no final do século XIX. São eles João Victor do Rego Valença, nascido a 12/04/1890 e Raul Victor do Rego Valença, que veio ao mundo em 02/09/1894. Os seus pais eram amantes das artes populares e fundaram em 1917, no “Sítio dos Valença”, o Grêmio Teatral da Madalena, onde também havia apresentações de folguedos populares como Pastoril e Bumba-Meu-Boi.
Em 1929, já como compositores conhecidos, os Irmãos Valença fizeram uma marchinha de carnaval chamada “Mulata” que tinha estes versos:
“O teu cabelo não nega
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega
Mulata, eu quero o teu amor”…
Dizem que a música foi inspirada numa mulata reboculosa que requebrava as cadeiras ali pela Av. Guararapes, perto do Correio.
Com a letra modificada e com o título de “O teu cabelo não nega”, assinada pelo compositor Lamartine Babo, a música “Mulata” foi lançada para o carnaval de 1932, na voz dos comediantes Castro Barbosa e Jonjoca, acompanhados pela Orquestra da Velha Guarda, com Pixinguinha e Donga.
A música foi primeiramente oferecida por Lamartine a Francisco Alves, que não se interessou em gravá-la. No selo do disco RCA Victor estava escrito: “Marcha. Letra e música de Lamartine Babo sobre motivo do Norte”.
“Motivo do Norte” foi o nome da picaretagem que rendeu a Lamartine e à citada gravadora uma ação judicial de autoria dos Irmãos Valença. Lalá, como era conhecido Lamartine, se defendeu, alegando que se utilizou apenas do estribilho e de seis compassos da composição. Ficou provado na ação que, além do estribilho, ele aproveitou a melodia quase na íntegra, pois alterou apenas alguns compassos. Os irmãos Valença ganharam a causa e metade dos direitos autorais de “O teu cabelo não nega”, que passou a trazer seus nomes... Os irmão Valença, são parentes da família Valença de Nova Cruz, que também é uma família de grandes músicos:Cornélia, Nelita, Francisquinha, Antonio...e Geraldo Valença, que foi o grande pianista do C.A.C:comercial atlético club, de Nova cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário