quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O FIM DA TAMARINEIRA...




Antigamente, quem perdia o juízo, ia para a TAMARINEIRA, em Recife...
o local era tão conhecido, tão popular, que foi até motivo de uma música, de Elino Julião: Na Tamarineira...
Há muito tempo, se fala em fechar á Tamarineira...acabar com o hospital psiquiátrico...UM psiquiatra pernanbucano, entrou até na justiça para impedir este grande negócio imobiliario...Enfim, a especulaçào imobiliária venceu...A tamarinaeira vai virar um grande SHOPING...foi vendida pelo Bispo de olinda, PE.
Dá para parar, e refletir com o lema da campanha da fraternidade:Não se pode servir a dois senhores...

VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO (OU, POR QUE NÃO NÓS?)


Dom Dedé e Dom Saburido, um dom que saiu, um dom que entrou, um dom que excomunga quem aborta e um dom que vende a Tamarineira pra faturar, um direitoso e outro esquerdoso: aguardemos as manifestações das patrulhas



Em breve, mais um empreendimento bento!
Esta passagem bíblica atribuída a Mateus é a chamada da Campanha da Fraternidade do ano de 2010. Realizada no período da quaresma, a ação é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em todo território brasileiro desde 1964. Neste ano, seu primeiro lema foi: “Lembre-se, você também é Igreja”. Para mim, particularmente, dois temas me chamaram atenção: o de 1985, e a de 2003.
Na realidade, o tema da campanha de 85 só me chamou atenção alguns anos depois, quando entendi a mensagem do lema “Pão para quem tem fome”. E achei bonito, achei justo, principalmente por ainda ser católico de uma igreja chefiada pelas brandas e piedosas mãos de Dom Hélder Câmara. Em 2003, já como Gerente de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, a campanha chegou a mim com o lema “Vida, dignidade e esperança”. Um olhar sobre os nossos invisibilizados idosos.
O tema de 2010 me lembra com muita força como a igreja católica é cheia de contradições e dedos indicadores apontados para toda humanidade. Lembro mais uma vez de Dom Hélder quando dizia: “Ao apontar o dedo para os outros, lembre-se que há quatro apontando para vocês”. Tentem fazer o gesto e entenderão o que a mensagem diz. Eis que hoje, mais uma vez, os sucessores de Pedro se mostram novamente despreocupados com seus atos e inquirem novamente o próximo sem o mínimo pudor.
Logo agora que a Arquidiocese de Olinda e Recife, refrescada pelos ares de um pastor de riso fácil e palavras de acalanto, vive um momento novo, de maior tolerância. Justo neste momento, em plena quaresma, surge o acordo entre a sede da igreja na capital pernambucana e um grupo de empresários para arrendar a área da Tamarineira, onde fica o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano. Ou Deus é um especulador imobiliário ou alguém está servindo ao senhor errado.
Tamarineira(Elino Julião)


Vivo na carreira pra lá e pra cá
É na Tamarineira que eu vou parar

Triste de quem ama pra quem não conhece
Meu coração padece
Eu não sei o que faço


Vivo na carreira pra lá e pra cá
É na Tamarineira que eu vou parar

Nenhum comentário:

Postar um comentário