domingo, 19 de maio de 2013

VATES DO POVO...


Diniz Vitorino

E as abelhas pequenas, sempre 
mansas

Com as asas peludas e ronceiras

Vão em busca das pétalas das 
roseiras

Que se deitam no colo das ervanças

Com ferrões aguçados como lanças

Pelo cálix das flores bebem essência

E fazem mel que os mestres da 
Ciência

Com os séculos de estudo não 
fabricam

Porque livros da Terra não publicam

Os segredos reais da Providência.
* *
 *

Manoel Bentevi

Da bobina para o distribuidor

Há um cabo que passa uma centelha 
clara

Meto o pé no arranco, ele dispara

Toda vez que acelero meu motor

O combustível entra no carburador

A entrada de ar transforma o gás

Com a compressão que ele faz

Forma o jato, o êmbolo vai subindo

Vai queimar na cabeça do cilindro

A fumaça da gasolina sai por trás.
* * *
Mariana Teles
Toca a brisa da noite no portão
O cabelo se assanha com o vento
O balanço da rede em movimento
E um rádio tocando uma canção
A saudade arranhando um coração
E a duvida de um sempre, ou nunca mais
Uma lágrima caindo e o vento faz
Se espalhar pela face entristecida
Eu na rua buscando achar saída
Pra tristeza que a tua falta trás.
Faço um verso, misturo com aguardente
Um cinzeiro com as cinzas do veneno
Numa noite sem lua me enveneno
Por não ter o clarão do céu presente

O espelho espelhando em minha frente

A metade de um todo que foi nosso

Eu procuro não ver, mas tem um troço

Pra abrir os meus olhos quando fecho

Sem ter sono, inquieta me remexo

Que dormir sem você ,sei que não 
posso.

Vem o vento, tocar-me bem mais forte

O relógio passando sem medida

Ao meu lado, um copo de bebida


Refletindo o futuro : que é a morte …

Nele afogo o desgosto, já que a sorte

Resolveu repartir nossa união

Te guiando pra outra direção

E deixando meus olhos sem os teus…

De lembrança ,restou o teu adeus

E a saudade entupindo o coração.

* * *

João Lourenço

Eu já passei tanta coisa

Que na vida nem pensava

Pra minha felicidade

A mulher que eu procurava

Deus teve pena de mim
Mostrou aonde ela estava

* * *

Fenelon Dantas

O rádio é para se ouvir

E todo mundo entender

O telefone é melhor

Para a gente ouvir sem ver

No telefone eu namoro

Sem minha mulher saber.

* * *

Dimas Batista

Na vida material

cumpriu sagrado destino :


o Filho de Deus, divino,

nos deu gloria espiritual.


Deu o bem, tirou o mal,

livrando-nos da má sorte.

Padeceu suplicio forte,

como o maior dos heróis.

Morreu pra dar vida a nós :

A vida venceu a morte.

* * *

José Adalberto

Quando aquela saudade impaciente

Me coloca no leito do seu colo

Minhas pernas não sentem mais o solo

Minha alma flutua intensamente

Fecho os olhos e a vejo em minha mente

Se despindo pra mim e eu pra ela


Parecendo uma cena de novela

Mas, no fundo, acontece de verdade

Quando sinto os impulsos da saudade

Faço um verso de amor pensando nela.

* * *

Dedé Monteiro

Vendo tanto açude cheio,

É necessário que eu diga:

“São José, peça a Jesus

Pra que essa chuva prossiga:

Transborde todas as grotas,

Encha ‘Rosário’, encha ‘Brotas’,

Deixe o meu Sertão contente,

Molhe o chão do meu roçado,

Acabe a fome do gado

E mate a sede da gente!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário