terça-feira, 7 de maio de 2013

O FILHO DO PEDINTE...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

     


              0 FILHO DO PEDINTE...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.


          EU GARIMPO OS GESTOS E AS EMOÇÕES...e observo tudo.

SOU um homem brevilíneo,ciclotímico, com a seta da vida pra fora...o que sinto é sabido á distancia...

não guardo segredos,abdiquei da função de BAÚ E DE TÚMULO...

VIVO DE MÚSICA E POESIA...

DE SONHOS,

NASCÍ PRA SALA DE AULA, ONDE AINDA PONTIFICO...

tenho curiosidades, aprendo todo dia,todo mundo é meu professor...a observação me ensina...

A MINHA ESPOSA É O PROTÓTIPO DE UM MIRANDA...

leptossomática,nariz arrebitado e fino,circunspecta, a seta da vida é pra dentro...coleciona segredos...vive em introspecção...sonha somente o possível e o necessário...calcula,investiga...tem o faro de um DOBERMAN...

pois bem,

ONTEM ela fugiu a regra e me disse:gostaria que você escrevesse sobre o que eu ví...você que é poeta, sabe gritar as coisas, com emoção e empatia...e continuou...

ESTAVA SAINDO DO MIDWAY, a coisa mais perfeita de NATAL, FEITA PELO HOMEM, quando ví um pai,provavelmente um pedinte, com uma criança nos braços, de mais ou menos dois anos...

uma criancinha magra,miúda,sem a bola gordurosa de Bichat, portanto com facies semiesca,mãos pequenas, unhas pretas de sujo...

OLHEI PARA A MESMA E DISSE:VOU LHE DAR UM PACOTE DE BISCOITO RECHEADO, da minha feira...

se aproximou da dupla, pai e filho e disse:tome estes biscoitos...a criança, neutra,sem acreditar pegou o pacote com uma mão...a outra mão apertava algo...ao receber o biscoito, ela estendeu a outra mão, abrindo-a, e deixou cair na mão de GRACINHA, duas pratinhas de dez centavos...
era o seu pagamento...
Gracinha ficou impressionada com o gesto da criança...

que sabe que ninguém dá nada a um filho de um pedinte...
que o mundo não gosta de pobre...

com dois anos de vida, ela já percebeu a indiferença do mundo á pobreza, a indiferença aos filhos dos pedintes: GENTE QUE A GENTE NÃO VÊ, POR QUE É QUASE NADA... GRACINHA DEVOLVEU AS MOEDINHAS, e pegou o pacote de biscoito para abri-lo e vê o menino saboreando-o...
entregou o biscoito para ser comido...

a criança segurou o biscoito, e outra vez, abriu a mão fechada, deixou cair, novamente, os vinte centavos...
ela queria pagar...
ela, em dois anos, aprendeu a indiferença do mundo...nenhum sorriso,só o gesto de sobrevivencia:comer...

ME SURPREENDÍ DUAS VEZES NESTE EPISÓDIO...primeiro pela observação de Gracinha, e segundo por que as coisas do mundo me emocionam e me constrangem...
as vezes eu sinto o que CAETANO QUIS DIZER:
MEU CORAÇÃO VAGABUNDO, QUER GUARDAR O MUNDO, EM MIM... Coração Vagabundo

Caetano Veloso

Meu coração não se cansa De ter esperança De um dia ser tudo o que quer

Meu coração de criança Não é só a lembrança De um vulto feliz de mulher

Que passou por meus sonhos Sem dizer adeus E fez dos olhos meus Um chorar mais sem fim

Meu coração vagabundo Quer guardar o mundo Em mim

Meu coração vagabundo Quer guardar o mundo Em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário