segunda-feira, 20 de maio de 2013

A MORTE DA FORÇA MORAL...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

         
 Acabou-se o tempo das pessoas que tinham força moral...

TER FORÇA MORAL É NÃO PEGAR EM UMA ARMA, NÃO PRECISAR AMEAÇAR NEM DAR GRITOS, E SER OBEDECIDO...

          O MEU AVÔ PATERNO, um homem pobre, bodegueiro,tinha uma estupenda força moral...era um homem franzino, pouquinho,mas dava uma ordem, como se fosse um delegado...

               na sua bodega em Nova Cruz,os fregueses guardavam o seu cavalo, no quintal dos cavalos, e guardavam o seu saco,nos dias de feira...

a medida que compravam, vinham guardar as compras no saco... á tardinha,pagavam o aluguel da guarda dos cavalos e pegavam o seu saco cheio...uns mais cheios que outros...

               Apareceu um sabidão, que na hora de apanhar o seu saco pequeno, se apropriou de um saco bastante cheio,pagou a taxa dos cavalos e se foi...

mais tarde,chega o dono do saco e diz:este saco restante não é o meu...este quase não tem nada...

nisto ,um empregado disse ao meu avô, seu BEZERRA:o saco deste senhor foi levado por fulano...meu avô, que já andava escabriado perguntou:voce tem certeza?o empregado respondeu:eu ví...eu entreguei...

Manoel Ursulino Bezerra,pergunta: onde é que este filho da puta mora?e consulta o relógio DE ALGIBEIRA....eram dezoito horas...o vigarista morava há duas léguas...

meu avô sela um cavalo e vai no rumo do homem...atravessa o rio Bujarí, já no escuro e cavalga...

já eram nove horas da noite, quando o sabido ia desmontando em sua casa, num sítio...

meu avô se aproxima e diz:vim atrás do senhor...
o senhor roubou o saco da feira do compadre...

O HOMEM dá um soriso amarelo e diz: é, eu me enganei...tome o saco...segunda feira eu pego o meu...

seu bezerra seriamente falou:deste jeito não...
você vai voltar pra botar o saco no lugar que você encontrou...e não quis acordo...

somente pela força moral do velho bezerra, o homem começou a cavalgar no caminho de nova cruz, e meu avô, atrás, como quem tangia uma vaca...

quando este comboio chegou em Nova Cruz, já passava da meia noite...toda a família aperreada,e os curiosos...

nisto aparece DOM QUIXOTE e SANCHO PANÇA...Dom Quixote, o meu avô, desce do cavalo, abre a bodega e diz ao Sancho:bote o saco onde você encontrou e leve somente o seu...

não puxou uma arma, não deu nem um grito,não chamou nem um palavrão...somente a sua cara contrariada e fechada, fez as coisas acontecerem...

a isto eu chamo de força moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário