sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O VALE TUDO NO PALANQUE...


PICUINHAS E BAIXARIAS NAS ELEIÇÕES

O Brasil acaba de passar por mais um período eleitoral, onde baixaria e picuinhas foram desfiadas pelos adversários ávidos de poder, porque quando o osso é bom o cachorro não solta nem pelo caralho.
Nos idos anos 40, já era permitido o voto feminino, mas não era obrigatório. Por conta desse eleitorado, muitos candidatos galanteadores faziam de tudo para atrair o voto das donzelas.
 
Em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente pela UDN e era considerado o franco favorito para vencer a eleição. Para obter a preferência feminina lançou a seguinte frase em sua campanha:
“Vote no brigadeiro. É bonito. É solteiro.”
Não deu certo. O exigente eleitorado feminino escolheu o feio e casado Eurico Gaspar Dutra. O bonitão ficou com 35% dos votos.
 
Nos anos 60 outro fato curioso e engraçado onde estavam envolvidos os candidatos a presidente Jânio Quadros e Adhemar de Barros.
Adhemar sempre marcava seus comícios numa cidade antes de Jânio Quadros. Certa feita, os dois candidatos se encontraram em  Mogi-Guaçú. Sabendo disso, Jânio agendou o seu comício para o dia seguinte.
O candidato Adhemar de Barros sabendo da presença de janistas, para o delírio dos eleitores e cabos eleitorais, de cima do palanque disse em tom de chacota:
 “- Entre as várias obras que fiz em São Paulo está o Pinel, hospital de loucos. Infelizmente, não foi possível internar todos. Um desses loucos havia escapado e fará comício nesta mesma praça amanhã”.
No dia seguinte todos já esperavam a resposta de Jânio Quadros. Depois de um longo discurso, falou devolvendo a indireta na mesma moeda:
“- Quando fui governador de São Paulo, construí várias penitenciárias, mas não foi possível trancafiar todos os ladrões. Um escapou e fez um comício aqui mesmo nesta praça ontem”.
 
Juscelino Kubitschek também soltava nos comícios frases ferinas e piadas contra os adversários, bem ao estilo do Lula. JK era também um exímio galanteador e bom dançarino.  Do jeito que aconteceu com o Serra, certa feita uma eleitora se atracou com ele e lhe tascou um beijo. Ele todo desajeitado, se dirigiu aos correligionários e falou para não ser ouvido: “Se me virem dançando com uma mulher feia é porque a campanha já começou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário