domingo, 18 de novembro de 2012

A POESIA DE MANUEL BANDEIRA...

VI ONTEM um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem."
Manuel Bandeira


Manuel Bandeira"Escuta, eu não quero contar-te o meu desejo Quero apenas contar-te a minha ternura Ah se em troca de tanta felicidade que me dás Eu te pudesse repor -Eu soubesse repor_ No coração despedaçado As mais puras alegrias de tua infância!"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Nas ondas da praia Nas ondas do mar Quero ser feliz Quero me afogar. Nas ondas da praia Quem vem me beijar? Quero a estrela-dalva Rainha do mar. Quero ser feliz Nas ondas do mar Quero esquecer tudo Quero descansar."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Andorinha, andorinha lá fora esta cantando: -Passei o dia a-toa, a-toa. Andorinha minha canção é mais triste: -Passei a vida a-toa, a-toa.´"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Beijo pouco, falo menos ainda Mas invento palavras Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana Inventei, por exemplo, o verbo teadorar Intransitivo: Teadoro, Teodora"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Não quero amar, Não quero ser amado. Não quero combater, Não quero ser soldado. — Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples!"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Tem mais presença em mim, o que me falta."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Ser como o rio que deflui Silencioso dentro da noite. Não temer as trevas da noite. Se há estrelas nos céus, refleti-las. E se os céus se pejam de nuvens, Como o rio as nuvens são água, Refleti-las também sem mágoa Nas profundidades tranquilas."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Poema de beco Que importa a paisagem, a Glória, a baía a linha do horizonte? -O que vejo é o beco."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde Se ele chorar Se ele se ajoelhar Se ele se rasgar todo Não acredita não Teresa É lágrima de cinema É tapeação Mentira CAI FORA"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Duas vezes se morre: Primeiro na carne, depois no nome. Os nomes, embora mais resistentes do que a carne, rendem-se ao poder destruidor do tempo, como as lápides."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Irene no Céu Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no céu: - Licença, meu branco! E São Pedro bonachão: - Entra, Irene. Você não precisa pedir licença"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"ARTE DE AMAR Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma. A alma é que estraga o amor. Só em Deus ela pode encontrar satisfação. Não noutra alma. Só em Deus - ou fora do mundo. As almas são incomunicáveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"... É tocante e vive, e me fez agora refletir que só é verdadeiramente vivo o que já sofreu."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"O dia vem, e dia a dentro Continuo a possuir o segredo da grande da noite."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Meu Quintana, os teus cantares Não são, Quintana, cantares: São, Quintana, quintanares. Quinta-essência de cantares... Insólitos, singulares... Cantares? Não! Quintanares!"
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira" Somos duplamente prisioneiros: de nós mesmos e do tempo em que vivemos."
Manuel Bandeira

Manuel Bandeira"Pertenço à fase heróica da tuberculose. Foi através dela que construí minha poesia. Não fiz versos por ser poeta."
Manuel Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário