quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CAUSOS DO CORAÇÃO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

               No tempo que eu era só, e não tinha amor nenhum, meu coração batia:tum, tum, tum,

Depois veio você, o meu amor número um, e o meu coração passou a bater:tum-tum-tum, tum-tum-tum...
é assim que diz a canção que fala na arritmia causada pelo amor...

          Eu tenho uma arritmia cardíaca que dá gosto ouvir...são tres pausas em um minuto...
não precisa nem de estetoscópio...basta deitar e botar o ouvido no travesseiro...

e quando tomo muito café e coca cola, aí se dana...e com vinho?

nunca me preocupei,nem quero mexer com ela, por um motivo: A RESULTANTE DO MEU TRABALHO Cardíaco é excelente...
meu coração como bomba é jóia...
Não tenho dispnéia, falta de ar,não canso...
Não tenho tonturas, síncopes, desmaios.
não tenho dor precordial...

Penso que o meu coração encontra mecanismos,para mesmo arrítmico,funcionar bem...

não quero introduzir um antiarrítmico, para interferir na compensação natural...

um dia ele vai parar,com ou apesar do médico...não adianta perguntar:

Parou por que ?
               

Antigamente, tomava café as 6.30 da manhã...e chamava a minha mãe para compartilhar comigo do café da manhã...

pra mim, a melhor alimentação do dia...


Mamãe respondia: não posso agora...ainda são cinco para as sete... e o meu médico disse que eu tenho que tomar o meu remédio as 7 horas, e em jejum...eu me chateava...

Desde esta época deixei de  passar remédios por hora..

.prescrevo-os por vezes...
esta hora marcada endoidece a cabeça do leigo...
          mas o certo, é que todo dia as sete horas, minha mãe tomava religiosamente um comprimido de Digoxina 0.25 mg...
          Com o tempo, o cansaço, a dispnéia começou a aumentar...ela veio para minha casa se tratar...era uma forte dispnéia aos pequenos esforços...
          Certa dia, na minha casa, fez um edema agudo de pulmão, que eu tirei, em casa mesmo, com Lasix e garroteamento...psicose de médico que passou dez anos no interior, no CRUTAC...noção do todo...

          No outro dia, numa conversa informal com Dr. Lagreca, eu era o seu vice diretor, falei que mamãe havia tido um edema agudo de pulmão...contei a história...ele perguntou:QUAL É A PATOLOGIA DELA? RESPONDÍ: ELA TEM UMA hipertrofia septal acêntrica, com estenose aorta e insuficiência mitral...ele falou: ESTA DIGOXINA PREJUDICA ELA...

É UM MEDICAMENTO INOTRÓPICO POSITIVO, AUMENTA A FORÇA DA CONTRAÇÃO DO MIOCÁRDIO, EMPURRANDO SANGUE PARA UMA AORTA ESTENOSADA , E CAUSANDO REFLUXO MITRAL...E, TOME FALTA DE AR...
          baseado NA CONVERSA INFORMAL, SUSPENDÍ A digoxina...NUNCA MAIS ELA TEVE DISPNÉIA...
VIVEU QUINZE ANOS EUPNÉICA...

          Mas falando do mesmo assunto, é impressionante  como é didática a explicação, que o livro do ACLS dá para o uso do desfibrilador....
          Ele compara um coração que está fibrilando, com um fusca, de motor bom e ligado, que quer correr, mais várias pessoas de força, o seguram no para choque, impedindo o seu descolocamento...

o desfibrilador,tira as mãos desta pessoas que seguram o fusca, e ele passa a andar normalmente...

é muita didática...


Tum Tum Tum

Roberta Sá

No tempo que eu era só
E não tinha amor nenhum
Meu coração batia mansinho
Tum tum tum
Depois veio você
O meu amor número um
E o meu coração pôs-se a bater
Tum tum tum tum tum tum..

Nenhum comentário:

Postar um comentário