sexta-feira, 4 de maio de 2012

LEMBRANDO JOSÉ PEIXOTO MARIANO..POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL..

               JOSÉ  PEIXOTO MARIANO FOI UM DEUS, QUE NASCEU DO POVO, NA MARGEM DIREITA DO RIO CURIMATAÚ...O LUGAR DE ONDE VIM...

               DE TEMPOS EM TEMPOS, sinto saudades de Peixoto...foi um dos homens mais caridosos que eu conheci...um homem cuja caridade, tinha a qualidade que queria São Paulo:A CARIDADE PACIENTE...

               A CASA DE JOSÉ PEIXOTO,era O HOSPITAL  DOS POBRES...apesar de morar em Nova Cruz, mantinha uma casa na avenida 12, no Alecrim...a casa vivia cheia, parecia uma casa de veraneio....redes armadas...era a EMBAIXADA DOS NOVACRUZENSES POBRES... sempre tinha algumas famílias que tinham vindo se tratar em Natal...Peixoto tanto tinha de caridoso, como de humilde...irradiava liderança...era dele a simpatia...

               Certo dia, minha mãe me contou, que Peixoto tinha batido o Record na caridade, na simplicidade e na humildade...Havia falecido na rua José da Penha, um homem com LEPRA...quando o corpo chegou de Natal, já tarde da noite, todo mundo tinha pressa em fazer o enterro...todo mundo queria se livrar  de quem morrera de lepra...uma doença  com a qual se tem muito preconceito...

á meia noite chega Peixoto, na casa do falecido...e soube que o senhor ia se enterrar do jeito que tinha morrido, não iam nem abrir o caixão...JOSÉ PEIXOTO MARIANO DISSE A FAMÍLIA, QUE CONCORDARA COM O SEPULTAMENTO IMEDIATO...Não,eu não vou fazer isto com o meu compadre...me traga a roupa dele que eu vou vesti-lo...o que foi aceito..

.solitariamente, sem público, sem holofotes, de madrugada, Peixoto vestiu e penteou o compadre...

em qualquer lugar, onde faltar o respeito á dignidade humana,aos valores cristãos, á caridade,é dia de se lembrar José Peixoto...


               CERTO  domingo, Peixoto recebe a visita de um amigo que estava muito contrariado, agitado...era um pequeno proprietário, que  alegava que o seu vizinho havia invadido, com uma cerca, uma parte do seu terreno...Peixoto escutou pacientemente,  e após o desabafo falou:COMPADRE , O  SENHOR TEM RAZÃO...

               LÁ PRÁS TANTAS, chega o algoz, que também era seu compadre, e disse:o compadre meu vizinho anda me difamando, dizendo que eu invadí o seu terreno com uma cerca,...e deu a sua versão...Peixoto escutou tudo, pacientemente e respondeu:compadre você tem toda razão...
             

DEPOIS QUE O HOMEM SAIU, Dona Marina, a sua esposa,chamou Peixoto e reclamou:Peixoto, você está demais...deu razão ao primeiro e deu razão ao segundo...ficou em cima do muro...censurou-o...PEIXOTO, escutou pacientemente a esposa, pensou e respondeu: MARINA, EU VOU LHE DIZER UMA COISA CURTA E CERTA:VOCÊ TEM TODA RAZÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário