segunda-feira, 14 de maio de 2012

DUELO DE CANTADOR...


Severino Feitosa cantando com João Paraibano
Severino Feitosa
Cantoria ainda é
sem ingresso na entrada,
o povo se aglomera
para escutar a toada,
e cantador é como doido,
que não tem medo de nada.
João Paraibano
Essa arte é abençoada,
pelo Deus, que eu tanto louvo,
elogiada por velho,
criticado pelo novo,
e o pão da nossa família
vem da vontade do povo.
Severino Feitosa
Repentista chama o povo,
mas fica na incerteza,
tem que ter o candeeiro,
a cesta em cima da mesa,
quanto mais ele decanta
não se esquece da tristeza.
João Paraibano
O pão da nossa despesa,
do meu trabalho depende,
todo repentista escravo
aos pés do próximo se rende,
muito mais feio é roubar,
rico rouba e ninguém prende.
Severino Feitosa
A cantoria depende
duma grande clientela,
chamada por telefone
ou recado que se apela,
e o poeta é o escravo
vai sobrevivendo dela.
João Paraibano
Se falta voz na goela,
depois que a língua gagueja,
um cordão desafinado,
ambiente sem bandeja,
está quebrada a origem
Da poesia sertaneja.
Severino Feitosa
A viola e a bandeja,
cantador de qualidade,
o público quase apresenta
em pequena quantidade,
se deixar de ser assim,
perde a sua identidade.
João Paraibano
Meu povo tenha bondade,
se queixando a gente apela,
venha pagar nossas frases,
o brilho da nossa goela,
que a roça pesa muito
e eu não vou voltar pra ela.
Severino Feitosa
Cantoria é coisa bela,
Rica de inspiração,
que bons repentistas cantam,
amor, tristeza, paixão,
e foi assim que eu aprendi
nos carrascais do sertão.
João Paraibano
Escrever uma canção,
eu passo um dia inteiriço,
a viola é minha arma,
poesia , o meu serviço,
cabo de enxada faz calo
e eu morri com medo disso.
João Paraibano
Eu até sopa de bredo,
já tive na refeição,
enxada afrouxava a cunha,
e eu batia com tição,
vendo a tisna da madeira
mudando as cores da mão.
João Paraibano
Tinha a fava misturada
com pedaço de preá,
guardava a cabaça d’água
na noite de gravatá,
e bebia a água quente
com enxame de arapuá.
João Paraibano
Nosso dom é poderoso,
nossa cantoria é rica,
Feitosa enxugue o suor,
que está descendo de bica,
mexa nas economias,
veja a coisa como fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário