terça-feira, 29 de maio de 2012

A CONVERSA DE SABIDOS...




        saber ser ex-presidente...por LUIZ OTAVIO CAVALCANTI.

Qual deve ser a conduta pública de um ex presidente da República? Quais os critérios que devem pautar seu comportamento?
A postura de ex mandatário da presidência abrange relação biunívoca: das pessoas em relação a ele. E dele em relação às pessoas.
A postura das pessoas em relação a um ex presidente é de reverência a homem público que dedicou parte importante de sua vida ao bem comum. E a postura de ex presidente em relação às pessoas é de serenidade cívica pela grandeza da tarefa cumprida. E por respeito ao trabalho de quem, agora, exerce tal grandeza.
Se um ex presidente falta a esse predicado, afronta primeiro a si próprio. Porque apequena a grandeza ganha na função exercida. Agora perdida. E depois afronta as pessoas porque perde a aura de exemplaridade que se espera da luz.
O cenário de ex presidente talvez seja mais expressivo do que o de presidente. Porque, com seu experiente conhecimento das coisas, com seu amadurecido juízo, alcança qualidades próprias da sabedoria. Isentas, sem paixão do poder.
Se não é capaz de compreender a sutileza desse papel, torna opaco o que foi luminoso. E torna decalque o que foi original.


               DO CEGUINHO DO ARARIPE...




Nenhum comentário:

Postar um comentário