sábado, 20 de junho de 2015

POETADA DO MUNDO: MAIAKÓVSKI.





Maiakóvski
mayakovski
Vladimir Vladimirovitch Mayakovsky nasceu em 1893 e passou a infância na Geórgia. Após a morte do pai, a família ficou na miséria e transferiu-se para Moscou, onde Vladimir continuou seus estudos.
Sua obra, revolucionária na forma e nas ideias, apresenta-se original e veemente. Emprega linguagem do cotidiano, sem consideração pela divisão em temas “poéticos” e “não-poéticos”. Foi um inventor de palavras. E era arrojado na formulação das rimas.
Exerceu grande influência no desenvolvimento da poesia russa moderna. E inspirou outros poetas e movimentos no mundo inteiro. Inclusive, no Brasil, onde Caetano Veloso tomou-o como referencial.
Morreu em Moscou em 1930, sendo considerados, ele, T.S.Eliot e Ezra Pound, os maiores poetas do século XX. Fechemos a semana com o poema A Blusa Amarela.
“Do veludo de minha voz
Umas calças pretas mandarei fazer.
Farei uma blusa amarela
De três metros de entardecer.
E numa Nevski mundial com passo pachola
Todo dia irei flamar qual D.Juan frajola
Deixai gritar amolengada de sono:
“Vais violar as primaveras verdejantes!”
Rio-me, petulante, e desafio o sol!
“Gosto de me pavonear pelo asfalto brilhante!”
Talvez seja porque o céu está tão celestial
E a terra engalanada³ tornou-se minha amante
Que lhes ofereço versos alegres como um carnaval
Agudos e necessários como um estilete pros dentes.
Mulheres que amais minha carcaça gigante
E tu, que fraternalmente me olha, donzela.
Atirai vossos sorrisos ao poeta
Que, como flores, eu os coserei
À minha blusa amarela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário