sábado, 13 de dezembro de 2014

E HÁ TREZE DE DEZEMBRO NASCEU NOSSO REI: LUIZ GONZAGA...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL

EU VOU CRIAR ESTE NEGUINHO...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...



             TREZE DE DEZEMBRO É DIA DE SANTA LUZIA...
               também é o dia do aniversário de Luiz Gonzaga...
               todo ano ele passava na fazenda, em EXÙ,PE...formava-se uma grande mesa com os amigos de Gonzagão, músicos, sanfoneiros,empresários...
               num destes aniversários,Dominguinhos disse:
   Seu Luiz,quero que o senhor escute este chôro que este menino fez para o senhor...alusivo ao seu aniversário...o velho disse toque meu filho...era um neguinho magro,raquítico,bem menino,o garoto abriu a sanfona e detonou...o velho ficou impresionado com a beleza da canção... 
olhou para Dominguinhos e dise:
               EU ACHO QUE VOU CRIAR ESTE NEGUINHO... 
pois bem, o choro chama-se Treze de Dezembro, e o neguinho hoje chama-se GILBERTO GIL... 
escute que beleza de música...dificílima de cantar e de tocar...recentemente Djavan gravou no seu cd 2010,mas com outro rítmo,um swing. 
         

                O NEGUINHO NÃO PRECISAVA SER CRIADO POR  NINGUÉM...ERA RAQUÍTICO, MAS ERA FILHO DE UM MÉDICO BAIANO, QUE VIVIA BEM...DESTA FORMA FOI FEITO O CHÔRO MAIS BONITO DO MUNDO, E O MAIS DIFÍCIL DE SER SOLADO E ACOMPANHADO.




Treze de Dezembro 
Elba Ramalho 
Composição: Luiz gonzaga / Zé Dantas – Letra: Gilberto Gil 


Bem que esta noite eu vi gente chegando 
Eu vi sapo saltitando 
E ao longe ouvi o ronco alegre do trovão 
Alguma coisa forte pra valer 
Estava para acontecer na região 
Quando o galo cantou 
Que o dia raiou eu imaginei 
É que hoje é treze de dezembro e a treze de dezembro 
Nasceu nosso rei 
O nosso rei do baião 
A maior voz do sertão 
Filho do sonho de D. Sebastião 
Como fruto do matrimônio 
Do cometa Januário 
Com a estrela Santana 
Ao nascer da era do Aquário 
No cenário rico das terras de Exu 
O mensageiro nu dos orixás 
É desse treze de dezembro 
Que eu me lembrarei e sei que não me esquecerei jamais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário