segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A POESIA POPULAR...

UM TEXTO DE ARISTEU BEZERRA...
JOÃO PARAIBANO

João-Paraibano-




João Pereira da Luz (1952-2014) nasceu na cidade de Princesa Izabel, estado da Paraíba, e desde que se tornou artista, passou a ser chamado de João Paraibano. Ele se encontrava radicado em Pernambuco, na cidade de Afogados da Ingazeira desde os anos de 1970.
Repentista que se notabilizou pela facilidade de expressar poeticamente as coisas da natureza e o mundo do sertão, entretanto a sua criatividade permitia se sair bem nos diversos temas explorados na cantoria de viola.
O seu talento pode ser comprovado nestas sextilhas:
“Eu estava no sertão
Balançando em minha rede
Vendo o açude vazio
Com dois rachões na parede
E as abelhas no velório
Da flor que morreu de sede.”
“Me lembro de minha mãe
Dentro de um quarto inquieta
Passando o dedo com papa
Nessa boca analfabeta
Sem saber que um dedo rude
Tava criando um poeta.”
“Das coisas que mais preciso
Deus me deu três eu aceito
O chão para os meus pés
A viola presa ao peito
E um castelo de sonhos
Pra ruir depois de feito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário