terça-feira, 20 de maio de 2014

QUANDO SE GUARDA UM AMOR...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...




         Chico Buarque diz, que as vezes um sonho, ou um projeto, ou uma ideia,fica guardada numa prateleira, num campo, num telhado, e um dia o tempo se encarrega de concretiza-la,de por em prática, de fazer real...tenho observado isto ao longo da vida,e me lembro do que diz a sua canção, Futuros amantes...
          Conheço muitos casais que namoraram, se quizeram ao extremo, mas que não consolidaram o seu amor...tempos depois, tiveram filhos, que se casaram, como que aproveitando aquele amor, que era tão grande e permaneceu em estado de latência, e foi aproveitado pelos seus descendentes...ou seja, o amor é aproveitado pelos filhos, ou pelos Netos...Realizam, o que foi somente sonho e vontade...
          Mais uma vez ,constatei isto, na cidade de Nova Cruz, que é o meu laboratório telúrico e sentimental...como já disse:faz cinquenta e cinco anos que aprendí a caminhar, mas não consegui sair da minha rua... o meu sul é a calçada de Dona Maria Lúcia,e o meu Norte a calçada de Paulo bezerra...e a flecha do cupido me atingiu em cheio, e veio de frente...da casa do gerente.
          O meu Sogro, Reginaldo Miranda, era o gerente de João Câmara em Nova cruz...quase que se acabava, se dedicando aos negócios de João câmara.
          Um dia, a firma faliu, e progressivamente, foi se fechando a Usina de algodão e a Usina de óleo, territórios sagrados, onde Reginaldo vivia e trabalhava as vinte e quatro horas do dia..neste terreno,tinha a sua casa, o seu escritório, seus sonhos e sua vida, criou as suas crianças...
          Com a liquidação da citada Firma, até o prédio da residencia do gerente foi á Leilão, e o velho Reginaldo sofreu muito com a situação, teve pena do destino dos bens do patrão, que ele considerava tanto, e que tudo perdera... A vida de Reginaldo era as Usinas de João Cãmara,terrenos que ele percorria realmente e sentimentalmente, e onde deve ter ficado alguma semente dos seus sonhos...
           Anos depois, já neste século, dois empresários importantes de Natal,João de Deus e Anchieta, donos da Honda,compram o terreno da usina de óleo e constroen a grande loja de motos do agreste, e naquele terreno surge uma bonita loja...a coincidencia da historia é que estes empresários não imaginam jamais ,que compraram uma terreno,onde estava semeado um sonho ou mil sonhos, de um seu tio querido, legítimo...vão saber desta história pelo meu blog...Reginaldo era irmão de dona zilda, que é a mãe dos dois empresários...Jamais eles sabiam que aquele terreno era visitado muitas vezes por Reginaldo, que deveria ter seus sonhos,mas como o homem põe e Deus dispõe, teve que entrega-los...este fato, corrobora a tese de Chico, que diz:não se afobe não, que nada é pra já.
          Agora, me lembrei de Cervantes, Eu não acredito em brucharias não, mas que elas existem, Existem.



Futuros Amantes

Chico Buarque
Composição: Chico Buarque

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar

E quem sabe, então
O Rio será
Alguma cidade submersa
Os escafandristas virão
Explorar sua casa
Seu quarto, suas coisas
Sua alma, desvãos

Sábios em vão
Tentarão decifrar
O eco de antigas palavras
Fragmentos de cartas, poemas
Mentiras, retratos
Vestígios de estranha civilização

Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você

Nenhum comentário:

Postar um comentário