segunda-feira, 26 de maio de 2014

DEUS X HOMEM...

DEUS PENSA NO HOMEM

(Jules Supervielle)


Não sei como exatamente

Mas terá o meu semblante,

Eu que sou todos os mundos

Com cada um de seus instantes.

Vou separá-lo do resto

E isolá-lo entre meus braços;

Quero adotar os seus gestos

Antes que seja o que será.

Já posso vê-lo à janela

De uma casa que ainda não há.

Tateio-o, toco-o com os dedos,

Dou-lhe forma sem querer,

Dou-o a mim, tiro-o de mim,

Pois tenho pressa de o ver!

Observo-o tanto, retardo-o

Por melhor o conceber!

Às vezes, informe, saltas,

Te afastas e entras na noite

Ou, crescido, tu me escalas

E te tornas um gigante.

Eu que a todo olhar me finto

Quero-te ao longe visível,

Eu que sou silêncio infindo

Te ensinarei a palavra,

Eu que não posso pousar

Quero-te firme sobre os pés,

Eu que estou em toda parte

Quero-te num só lugar,

Eu que estou em minha lenda

Sozinho como um cordeiro

Perdido na mata horrenda,

Eu que não como nem bebo

Quero-te à mesa assentado

Com tua esposa ao teu lado,

Eu que sou supremo sempre

E desconheço o cansaço,

Eu que de mim nada faço,

Pois que não posso terminar –

Quero que sejas perecível,

Serás mortal, meu menino,

E eu te embalarei no berço

Da terra, onde árvores cresçam.



(Tradução de Renato Suttana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário