quarta-feira, 28 de maio de 2014

AGORA EU ERA O REI...

A ESPADA DE DAMOCLES
Havia uma vez um rei chamado 

Dionysius 

que governava Siracusa, a cidade a mais 

rica da Sicília. Vivia em um belo palácio 

onde havia


muitas coisas belas e caras, e um 

numeroso grupo de empregados que 

estavam sempre prontos para servir. 

Naturalmente, por causa da riqueza e do 

poder de Dionysius, muitos em Siracusa 

invejavam sua fortuna. Damocles era um 

destes. Era um dos melhores amigos de 

Dionysius, e estava sempre a lhe dizer:


- Como você é afortunado! Você tem tudo 

que qualquer um poderia


desejar. Você deve ser o homem o mais 

feliz do mundo!


Um dia Dionysius amanheceu cansado 

de 

ouvir tal conversa.


- Venha aqui. - disse - você realmente 



acredita que eu sou um homem mais 

feliz 

do que todos?


- Mas é claro que você é! Damocles 

respondeu. Veja os tesouros que


você possui, e o poder que você detém. 

Você não tem uma única


preocupação. Como a sua vida poderia 

ainda melhorar?


- Imagino que você ficaria satisfeito ao 

trocar de lugar comigo.

Disse Dionysius.


- Oh, isso seria um sonho - responde 


Damocles. "Se eu pudesse ter suas 

riquezas e prazeres por somente um dia, 


seria a maior felicidade de minha vida!


- Muito bem. Troquemos os lugares por 

apenas um dia.


E assim, no dia seguinte, Damocles foi 

conduzido ao palácio, e todos


os empregados foram instruídos para 

tratá-lo como seu mestre.




Vestiram-no com vestes reais, e 

colocaram-lhe uma coroa do ouro.


Sentou-se à mesa no salão de banquetes 

e fartos alimentos foram-lhe ofertados. 

Havia vinhos caros, e flores bonitas, e 

perfumes raros, e


uma música deliciosa. Descansou-se 

entre macias almofadas, e sentia-se o 

homem mais feliz em todo o mundo.


- Ah! isso é que é vida! Ele afirmou a 

Dionysius, que se sentou no extremo 

oposto da grande mesa- eu nunca me 

imaginei feliz assim.


E quando levou um copo aos lábios, 

levantou seus olhos para o teto. O


que é isso pendurado acima dele, quase 

tocando em sua cabeça?


Damocles endureceu-se. O sorriso 

desvaneceu-se de seus lábios, e sua 

face 

empalideceu. Suas mãos tremeram. Não 

quis mais comida, nem vinho, nem 

música. Queria somente sair do palácio. 

Pois diretamente acima de sua cabeça 

havia uma espada pendurada, presa ao 

teto somente por um único fio de cabelo. 

Sua lâmina afiada resplandecia apontada 

para entre seus olhos. Congelou-se 

sobre 

a sua cadeira.


- Qual o problema, meu amigo? - 

Perguntou Dionysius - Você parece ter


perdido o apetite.


- Essa espada! Essa espada! Damocles 


sussurrou - Você não a vê?


- Naturalmente eu a vejo - Respondeu 

Dionysius. - Eu a vejo a cada dia.


Sempre pendurada sobre minha cabeça, 




há sempre a possibilidade de


alguém ou alguma coisa cortar a fina 

linha.


Talvez um de meus próprios 

conselheiros 

passe a ter inveja de meu poder e tentará 

matar-me. Ou


alguém pode espalhar mentiras sobre 

mim, para virar todo o povo contra mim.


Pode ser que um reino vizinho envie um 

exército para conquistar


este trono. Ou eu posso tomar uma 

decisão estúpida que trouxesse minha 

queda.


Se você quiser ser um líder, você deve 

estar disposto a aceitar


estes riscos. Vêm com o poder. Você 

entende?


- Sim, eu entendo - Foi a resposta de 

Damocles - Eu vejo agora que eu


estava errado, e que você tem muito a 

pensar além de sua riqueza e fama.


Tome de volta o seu lugar e deixe-me ir 

de volta para a minha própria


casa.


E por muito tempo, enquanto viveu, 

Damocles nunca quis outra vez mudar os 

lugares com o rei.





Recontado por James Baldwin


Tradução: SergioBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário