terça-feira, 29 de outubro de 2013

PELO AVESSO...

martelando
Avesso de frevo é valsa
E o de galope é trote
De cachimbo é currimboque
Avesso de samba é salsa
O de verdadeira é falsa
O de tango é uma balada
De amarga é açucarada
De Exu é Pomba-gira
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
O avesso de tapera
É mansão de cabra lorde
Avesso de carro Ford
É fubica rastaqüera
O avesso de quimera
É uma dura cutilada
Avesso do fado é vira
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
Avesso de ouro é prata
Avesso de prata é ouro
De lagartixa é besouro
De borboleta é barata
Fui caçar no mei’ da mata
Achei um camaleão
O bicho de supetão
Fugiu feito o Curupira
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
Avesso de rico é pobre
E de ladrão é honesto
Da fartura o avesso é resto
Do plebeu o avesso é nobre
O de esconde é descobre
Avesso de põe é tira
Quem quiser dance a catira
Que é dança bem balançada
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
Agora eu quero saber
Se você sabe me diga
Não venha fazer intriga
Para não me aborrecer
Pois eu fico a remoer
De uma forma acentuada
Que o avesso de invernada
É seca, que a vida tira
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
Se tudo tem o seu preço
(E nessa vida é assim)
Quem quiser que ache ruim
Qual é o avesso do avesso?
Vou penar, mas não mereço
Calar a boca por nada
Sem jogar minha cartada
Emudecer minha lira
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
Mesmo amarrado de embira
Sou poeta curioso
Vou procurar, sou teimoso
O avesso da mentira
Se uma coisa me admira
É a verdade filtrada
Branca que nem a coalhada
Servida de manhã cedo
Se um fato não mete medo
É a verdade escancarada
Uma coisa que me inspira
É a paz na consciência
Eu busco, por consequência
O avesso da mentira
Nessa rota ninguém tira
Minha decisão cerrada
Se a verdade for falada
E em alguém doer, que doa
Pois se tem uma coisa boa
É a verdade escancarada
O avesso da mentira
Incomoda a muita gente
Se o cabra fica doente
A sua cabeça gira
Pensa na morte e retira
Qualquer idéia malvada
E feito um’ alma penada
Começa a se arrepender
Reza pra não conhecer
A verdade escancarada
Um político nojento
Candidato a deputado
Um cabra bem relaxado
Ficha-suja e lazarento
Foi roubar no orçamento
De uma obra avacalhada
E feito cobra criada
Mostrou que era um traíra
O avesso da mentira
É a verdade escancarada
O avesso da mentira
É a verdade impoluta
Deve ser a nossa luta
Cuidar que ninguém lhe fira
E enquanto a roda gira
Na vida sacrificada
Pelo honesto estimada
O farsante não responde:
– Aonde se esconde, aonde,
A verdade escancarada?
Assim termino essa história
Filosofando às avessas
Eu espero que não meças
Mentiras que eu tenha dito
E que não me passes pito
Por alguma coisa errada
Ou aqui mal colocada
Se fugi à minha mira
Pois o avesso da mentira
É a verdade escancarada

Nenhum comentário:

Postar um comentário