segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

LEMBRANDO FLORIANO CAVALCANTI...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL...


Deus me deu na minha infância a convivencia com muito cérebro inteligente.Desde esta época que me tornei um admirador do TALENTO.EU sou um homem que rende homenagem ao TALENTO,repito....o indivído pode ser podre de rico,se for casca grossa ,pra mim é esterco...Quando ao talento se une qualidades humanas, eu me apaixono...
Na rua da conceiçào, 623, esquina com a Praça Padre João Maria, NA CASA ROSADA,morava Celestino Pimentel, meu avo, Professor e tradutor de inglês da cidade...foi o tradutor oficial da corrrespondencia dos americanos, na época da guerra...vivia do Inglês...na mesma casa, morava Carmem Pimentel,fiscal da Receita Federal que fiscalizava com lápis grafite,a declaração dos magnatas tupiniquins,da época.A casa recebia visitas importantes, de cinco em cinco minutos...se conversava muito, com muitos drinques e tira gostos...sobrava queijo do reino o ano todo...neste ambiente,eu , uma criança, já me admirava com a inteligencia e o TALENTO...
Até hoje, só rendo homenagem ao TALENTO...O que me atrai, o que me ganha é a inteligencia e o talento...Pode ser podre de rico, se não tiver talentos, eu somente suporto...Se ao talento se soma Humanidade, aí, eu me apaixono... repetindo pra enfatizar...Nesta casa eu conhecí Luiz Maranhão, frequentador habitual, onde inclusive começou a namorar com a a esposa, Odete Roseli...Luiz Maranhão me perguntava tudo, me sabatinava, me punha no colo, sempre rindo...
Outro frequentador habitual da casa, era o desembargador Floriano Cavalcanti....uma biblioteca viva....eloquente....sempre chegava ,de motorista, dentro de uma KOMBI...Todo ano comprava uma Kombi Nova....escutei muito as conversas de Dr Floriano...ele me perguntava muito as coisas, que se pergunta a um menino... eu entrava nas conversas...eles me achavam precoce...se admiravam...
Certa vez,estava chateando mamãe para comprar um óculos escuros....eu ainda não tinha nem cara, para usar um óculos escuro...Dr Floriano me dissuadiu da idéia com a seguinte frase: BERNARDO, SEUS OLHOS FORAM FEITOS PARA VER A LUZ DO SOL...somente hoje, eu bebo a poesia da citação...
A primeira vez que entrei no mar,foi em Pirangí, tinha muito medo,e JORGE,irmão de Dona Dulce, a esposa do desembargador,me colocou no braço e entrou no mar...Tinha ido passar o domingo na casa do Dr floriano...NESTA NOITE, o dono da casa sentado no terraço, numa espriguiçadeira de pano, todo mundo ao seu redor, após o jantar, jogando conversa fora;nos pés do doutor,dormia o cachorro da casa...Nisso, um cheiro de bufa no ar....Dr Floriano sentiu e resmungou, expulsando o cachorro do ambiente...chegou a empurra-lo com os pés...De Pronto, eu Falei:não faça nada com o cachorro não, que foi eu quem SOLTEI...O velho fez uma preleção de quinze minutos, elogiando o meu gesto, que inocentou o cachorro...
Dr Floriano fez Emanoel Cavalcanti, seu filho primogénito, o Maninho,quando criança,devolver um presente que tinha ganho de aniversário...era uma sanfona...com medo que o menino fosse músico.Naquela época, o preconceito com o músico existia...
Dizem que perguntaram a Dr Floriano, quem era o homem mais inteligente do Rio Grande Norte....ele respondeu: o segundo é Kerginaldo Cavalcanti , meu irmão, o primeiro, a modéstia me impede de dizê-lo...esta eu não escutei, mas se comenta, e é uma resposta inusitada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário