segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O MAIOR ESCRITOR BRASILEIRO SEGUNDO TOM JOBIM...



FRASES FANTÁSTICAS DE 
GUIMARÃES ROSA







“O correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza…”
“Afinal, há é que ter paciência, dar tempo ao tempo. Já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios para chegar a qualquer parte.”
“O passado é que veio até mim, como uma nuvem, vem para ser reconhecido; apenas não estou sabendo decifrá-lo.”
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”
“Se a gente puder ir devagarinho como precisa, e ninguém não gritar com a gente para ir depressa demais, então eu acho que nunca que é pesado.”
“Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia…”
“Penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir no topo de cada dia, o máximo de eternidade…”
“Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?”
“O fato se dissolve. As lembranças são outras distâncias. Eram coisas que paravam já, à beira de um grande sono. A gente cresce sempre, sem saber para onde.”
“Quando a gente odeia uma pessoa, dedica a vida toda a ela.”
“A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade:só tem valor quando acaba.”
“Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar.”
“O que não é Deus, é estado do demônio. Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver.”
“Cada criatura é um rascunho a ser retocado sem cessar.”
“O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando.”
“O amor não precisa de memória, não arredonda, não floreia: faz forte estilo. E fim.”
“Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto.”
“Toda saudade é uma forma de velhice.”
“Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.”
“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!”
gr
Guimarães Rosa (1908-1967) foi um dos mais importantes escritores brasileiros do modernismo, além de ter seguido a carreira de diplomata e médico. Foi o terceiro ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1967. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ocorreram quase todos no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se pelas inovações de um palavreado popular e regional que, adicionado à erudição do autor, permitiu a criação de vários vocábulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário