segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A ORIGEM DO DIA DO MÉDICO...POR VIOLANTE PIMENTEL


A ORIGEM DO DIA DO MÉDICO - 18 DE OUTUBRO
Em diversos países no mundo, inclusive aqui no Brasil, é celebrado no dia 18 de Outubro o “Dia dos Médicos”, data que foi escolhida por ser um dia consagrado pela Igreja cristã em referência ao discípulo São Lucas.
Não existem dados históricos precisos sobre o nascimento, a vida ou mesmo a morte de São Lucas, mas de acordo o que prega a tradição, ele também exercia outras atividades como pintura, música e história.
No entanto, acredita-se que Lucas teria estudado medicina em Antioquia, cidade que naquela época era considerada um centro importantíssimo para a civilização helênica na Ásia menor, território que hoje pertence à Síria.
Em sua condição como médico, ainda há incertezas devida não existência de provas documentadas, mas dentre as escrituras referenciadas a Lucas, dentre elas a principal conhecida como “A epístola dos colossenses”, São Paulo, um grande amigo de Lucas, refere-se a ele como “Lucas, o amado médico”.
São Lucas: Padroeiro dos Médicos | Dia dos Médicos
Em outras de suas escrituras, é possível identificar termos e palavras utilizadas por Lucas como sendo de caráter e interesse médico para aquele período histórico, o que é considerado pea igreja o como uma prova relevantemente aceitável de que de fato Lucas era um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário