sábado, 25 de abril de 2015

POETAS DO MUNDO...

* * *
Figura da semana – Walt Whitman
walt-whitman
Whitman nasceu em Nova York, em 1819 de ascendência inglesa. Na juventude, leu Shakespeare e Homero. Foi redator e trabalhou em vários jornais. Gostava de conversar com cocheiros de carruagens e com barqueiros. Dividiu sua fé entre o igualitarismo democrático e a crença na revolta individual. Morreu em 1892.
Sua obra revela estilo profundo e simples, desprovido de rima, metro e retórica. Sua técnica apurava repetição, modismos coloquiais e verso livre. Sua importância como autor foi reconhecida nos anos 70 quando passou a ser editado e lido intensamente.
Eis um exemplo de sua poesia clara e limpa. Como a alma de poeta.
Transbordante de vida
Agora, transbordante de vida, sólido, visível,
No ano quarenta de minha existência, no ano oitenta e três dos Estados,
A alguém que viverá dentro de um século, ou em qualquer número de séculos,
A vós, que ainda não haveis nascido, dedico esses cantos, esforço-me por alcançar-vos.
Quando lerdes, eu que sou agora visível, hei de ter-me tornado invisível: então, sereis vós, denso e visível, quem lerá meus poemas, quem se esforçará por compreendê-los.
A imaginar quão felizes seríeis se me fora dado estar ao vosso lado e converter-me em vosso camarada.
Que seja, pois, como se eu estivesse. (Não duvideis demasiadamente que não esteja então ao vosso lado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário