quarta-feira, 1 de abril de 2015

PESSOA...O MAIOR POETA DO MUNDO...



















"Brincava a criança
Com um carro de bois.
Sentiu-se brincando
E disse, eu sou dois!
Há um a brincar
E há outro a saber,
Um vê-me a brincar
E outro vê-me a ver.
Estou por trás de mim
Mas se volto a cabeça
Não era o que eu queria
A volta só é essa...
O outro menino
Não tem pés nem mãos
Nem é pequenino
Não tem mãe ou irmãos.
E havia comigo
Por trás de onde eu estou,
Mas se volto a cabeça
Já não sei o que sou.
E o tal que eu cá tenho
E sente comigo,
Nem pai, nem padrinho,
Nem corpo ou amigo,
Tem alma cá dentro
Está a ver-me sem ver,
E o carro de bois
Começa a parecer.

Fernando Pessoa
5-12-1927
Poesias Inéditas (1919-1930). Fernando Pessoa. (Nota prévia de Vitorino Nemésio e notas de Jorge Nemésio.) Lisboa: Ática, 1956 (imp. 1990). - 83.

Fotografia de Proxy Kiatanan"
















Brincava a criança

Com um carro de bois.

Sentiu-se brincando

E disse, eu sou dois!

Há um a brincar


E há outro a saber,

Um vê-me a brincar

E outro vê-me a ver.

Estou por trás de mim

Mas se volto a cabeça

Não era o que eu queria

A volta só é essa...

O outro menino

Não tem pés nem mãos

Nem é pequenino

Não tem mãe ou irmãos.

E havia comigo

Por trás de onde eu estou,

Mas se volto a cabeça

Já não sei o que sou.

E o tal que eu cá tenho

E sente comigo,

Nem pai, nem padrinho,

Nem corpo ou amigo,

Tem alma cá dentro

Está a ver-me sem ver,

E o carro de bois
Começa a parecer.

Fernando Pessoa

5-12-1927
Poesias Inéditas (1919-1930). 

Fernando Pessoa. (Nota prévia de 

Vitorino Nemésio e notas de Jorge 

Nemésio.) Lisboa: Ática, 1956 (imp. 1990). - 83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário