sexta-feira, 1 de abril de 2016

ZUMBA DO TIMBÓ...POR BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.




ASSISTÍ o programa memória viva, antigo... Carlos Lyra entrevistando Dr Milton Ribeiro Dantas...

um médico de muito gabarito...chegou a tratar da minha bronquite asmática na infância...me prescreveu Deazim de angelis, um medicamento que hoje não existe mais,um antinfalmatorio do abacaxi, com cloranfenicol.
o Dr Milton, falou do seu antepassado familiar:

ZUMBA DO TIMBÓ.


ZUMBA DO TIMBÓ era um fazendeiro... se encontrava em Lajes, quando recebeu um portador com o seguinte recado:sua esposa esta muito mal, e o dr mandou lhe dizer que, se senhor quiser vê- la antes da morte, tem que voltar para Ceará Mirim, nestas vinte e quatro horas...Zumba, em ato contínuo, subiu no cavalo e ganhou as estradas e veredas...cavalgou vinte e quatro horas sem parar, sem comer e sem beber...ás dezesete horas do outro dia, ia entrando em Ceará mirim, quando soube que a esposa já tinha morrido, e o enterro estava saindo da igreja local...ELE se dirigiu a igreja, desceu do cavalo, segurou na alça do caixão, e deixou a esposa na sepultura.
levou o cavalo para uma fazenda em São José de Mipibú, soltou-o no pasto, agradeceu-o, e falou: a partir de hoje, homem nenhum monta mais em você...vai passar o resto
da sua vida pastando e descansando...voce andou sem parar, vinte e quatro horas, sem comer nem beber, sofreu tanto quanto eu...voce está aposentado.
Um gesto bonito, dígno de um Ribeiro Dantas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário