sábado, 2 de abril de 2016

POESIA POPULAR DA BOA...



Pinto do Monteiro
Vaqueiro é pra pegar touro,
amansar bezerro e vaca
cortar pau, fazer estaca,
E preparar bebedouro.
Comer queijo e beber soro,
curtir couro e fazer sola,
fazer freio e rabichola,
tirar leite e pegar bode,
quem é vaqueiro não pode
ser cantador de viola.
* * *
Ronaldo Aboiador
O bezerro apoja o peito
de uma vaca no curral.
O suíno  se lambuza
Na poça de um lamaçal.
O lambu canta e responde
E a lagartixa  se esconde
Nas cascas secas do pau.
* * *
Cabo Edésio
Quando eu canto com Biu Gomes,
Meu medo desaparece
Eu dou um grito estrondoso
Que toda serra estremece
Quem está embaixo, não sobe
Quem está em cima, não desce.
* * *
Diniz Vitorino
E as abelhas pequenas, sempre mansas
Com as asas peludas e ronceiras
Vão em busca das pétalas das roseiras
Que se deitam no colo das ervanças
Com ferrões aguçados como lanças
Pelo cálix das flores bebem essência
E fazem mel que os mestres da Ciência
Com os séculos de estudo não fabricam
Porque livros da Terra não publicam
Os segredos reais da Providência.
* * *
Jó Patriota
Estes teus seios pulados,
que estão me desafiando,
são dois carvões faiscando
no fogão dos meus pecados!
São dois punhais afiados,
que ferem muitos cristãos!
Para os meus lábios pagãos,
são dois sapotis maduros!
Quero ver teus seios puros
Nas conchas das minhas mãos!
* * *
Oliveira de Panelas
No silente teclado universal
Deus pôs som nas sutis constelações,
e na batida dos nossos corações
colocou a pancada musical,
quando a harpa da brisa matinal
vai fazendo concerto pra aurora,
nessas lindas paisagens que Deus mora
em tecidos de nuvens está escrito:
é a música o poema mais bonito
que se fez do princípio até agora.
Quando as pétalas viçosas das roseiras
dançam juntas com o sol se levantando,
vem a brisa suave carregando
pólen vivo das grávidas cerejeiras,
verdejantes, frondosas laranjeiras,
soltam hálito cheiroso à atmosfera,
toda mãe natureza se aglomera:
de perfume, verdume, que beleza!…
É o canto da própria natureza,
festejando o nascer da primavera!
* * *
Zito Siqueira
A morte não manda recado
Jesus sabe, mas não revela.
Ela já levou meu pai,
Amigos e minha parentela
Tá me botando emboscada,
Por isso, não gosto dela.
* * *
Sebastião Dias Filho
Na Capital Bandeirante
eu vim fazer um passeio,
mas, ao deixar o Nordeste,
parti a alma no meio…
Ou vem a banda de lá,
Ou vai a banda que veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário