quarta-feira, 27 de abril de 2016

DIANTE DA BELEZA...UMA CRÔNICA DE BERNARDO CELESTINO PIMENTEL.

               A REGIÃO DO MEDITERRÃNEO QUE BANHA O LESTE DA EUROPA SE CHAMA MAR ADRIÁTICO...
              O MAR ADRIÁTICO é barrado por uma parede de ilhas, e  isto forma um LAGO...é o Lago de Veneza, pai de todas as fotos , de todas as águas, de todas as gôndolas...e que reflete o sol, o pai de toda cor...
               Hoje, ví com os meus dez sentidos, a beleza  de Veneza...naveguei em barcos, em gôndolas, escutando um tenor cantando VOYAGE, acompanhado por um acordeon...
               Após  sessenta anos, na beira dos sessenta e um, pude comprenender o que dissera PESSOA: Navegar é preciso, viver não é preciso...tem dias que a gente muda o paradígma da vida...muda o eixo...a bússola...o dia do poeta delirar...se refazer com a  imensidão do belo...se embriagar das coisas que somente DEUS faz...
               Este raciocínio é AGOSTINIANO...eu o compreendí perfeitamente, desde quatro anos, mesmo sem conhecer Santo Agostinho...
               Nunca precisei sair de Nova Cruz para compreender este mistério...por isso:
               Nova Cruz é a minha outra asa.
               Minha vida é assim...me admirar de tudo...contemplar...tomar o sumo de todas as belezas...DESFIAR E DESFIBRILAR FIBRA POR FIBRA O CORAÇÃO....e esta vontade de ser a dor acaba me matando!!!
               Parei diante da gaivota real do mar Adriático,competindo com os pombos na Praça de São  Marcos, pelas migalhas...
               Visitei o túmulo do evangelista São Marcos, que não era apóstolo...um dos quatro evangelistas...
               Conheci A SEDE DO PATRIARCA DE VENEZA, como se chama o Bispo de veneza...desta casa saíram três papas:PIO X, JOÂO PAULO I e JOÂO XXIII.
               Um dia  que a gente se sente como quem partiu ou morreu...









Nenhum comentário:

Postar um comentário