sábado, 2 de abril de 2016

JOSÉ PAULO CAVALCANTI FILHO...A VOZ DA INTELIGENCIA DO NORDESTE.

COMEÇAR DE NOVO

Escrever é uma grande aventura. “O requinte supremo” – como disse, no Desassossego, Fernando Pessoa. Sobretudo quando se faz isso com liberdade absoluta. Tendo, como limite, apenas a consciência. Então é prazer, angústia, espanto, risco e, sobretudo, privilégio. Com esse espírito peço licença para entrar na casa do leitor amigo, todas as semanas, a partir de hoje. Andei por muitos caminhos. Já escrevi para jornais demais. E ainda continuarei a escrever na Folha de Pernambuco – do amigo (não só isso) Eduardo Monteiro. Mas sinto, agora, como se estivesse recomeçando.
Volto a escrever coluna com dia certo. No Diário de Pernambuco. A ele, por anos, me ligaram os amigos Joezil Barros e Gladstone Vieira Belo. Agora, atendendo convite dos amigos, e irmãos, Alexandre e Maurício Rands. Sou grato pelo gesto. Será toda sexta (dia em que com muita honra para mim, e por mais de 10 anos, estive no Jornal do Commercio). Na página 2 (onde escrevi três colunas semanais, por quase 15 anos, na Folha de São Paulo). Vai ser bom.
PORTUGAL. Para que se tenha uma ideia de como nosso país é retratado, na imprensa estrangeira, seguem alguns exemplos de jornais da terrinha:
1. Jornal Público. Editorial: “Lula protagoniza o avesso do que outrora defendeu. Inocente ou culpado, é já uma sombra do que foi”. Manchete: “Lula da Silva, entre a glória e o acaso”. António Bagão Félix, colunista: “Assiste-se a uma derrocada institucional e a uma degradação moral assinaláveis… De cabeça perdida e tolhidos por um egocentrismo patológico, não são (Dilma e Lula) sequer capazes de avaliar o erro”.
2. Jornal Informação. Na capa, foto antiga de Lula no DOPS; e frase dele, entre aspas, “Pobre vai preso, rico vira ministro”. Em sofisticado gráfico, relações entre Lula, José Dirceu e o então primeiro ministro de Portugal, José Sócrates. Comparando, no Brasil, a “Operação Lava Jato” e, em Portugal, a “Operação Marquês”. Ainda nomeando empresas envolvidas. Em Portugal, Octapharma, grupo Lena, consórcio Elos, Ongboing. No Brasil, Odebrecht e Oncasas (criada pela Ongboing).
3. Jornal Sol: “Esquerda portuguesa defende ex-líder do PT.
4. Jornal Diário de Notícias. Charge a respeito do apartamento tríplex, descreve conversa entre duas velhas senhoras. A primeira: “Lula garante que se trata de uma sacanagem homérica”. A outra: “Homérica”? E a primeira: “O apartamento é o calcanhar de Aquiles dele”. O colunista Ferreira Fernandes começa texto dizendo: “Ao marido da mulher de Lula basta safar-se”. Sem que se compreenda porque não escreveu, somente, “A Lula basta safar-se”. Os portugueses têm mesmo um estilo bem peculiar de escrever.
A BOBAGEM DA SEMANA: “O mandato presidencial de 4 anos é cláusula pétrea da Constituição”. Dita pelo advogado, e Deputado Federal, Wadih Damous (PT-Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário